Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ENTREVISTA - AGUINALDO SILVA: "TENHO MUITAS HISTÓRIAS INÉDITAS PARA CONTAR"


Escritor, jornalista, considerado por unanimidade um dos maiores autores de novelas do Brasil, campeão de audiência, sem papas na língua, polêmico: todos esses adjetivos costumam ser usados para definir Aguinaldo Silva, o entrevistado de hoje do blog. Aguinaldo é o único autor brasileiro que só escreveu novelas das oito (hoje das nove). São dele novelas clássicas como "Roque Santeiro" (1985), "Vale Tudo" (1988), "Tieta" (1989), "A Indomada" (1997) e "Senhora do Destino" (2004), só para citar algumas. Aguinaldo Silva trabalhou durante anos como jornalista antes de entrar para o mundo da televisão, que segundo ele, nunca foi seu objetivo. Em 1979 escreveu "Plantão de Polícia", um dos primeiros seriados da Globo e em 1981, inaugurou o gênero minissérie com "Lampião e Maria Bonita". Depois disso não parou mais e escreveu um sucesso atrás do outro, entre novelas, minisséries, seriados, livros e roteiros de cinema. Atualmente Aguinaldo está desenvolvendo a sinopse de sua próxima novela, além de estar envolvido com muitos outros projetos. Com uma disposição de causar inveja, Aguinaldo está sempre trabalhando e não consegue ficar parado. Apesar de muito ocupado, ele topou gentilmente dar essa entrevista para o "Super TV e Mais!", realizando um antigo desejo meu e dos leitores do blog. Nesse pequeno bate-papo, ele relembra alguns sucessos de sua carreira e fala um pouco de seus próximos projetos, entre muitas outras coisas. Aproveitem!

SUPER TV E MAIS! - Você já deve ter falado muito sobre isso, mas não tem como deixar de te pedir: conte um pouco da sua trajetória desde a época em que trabalhava como jornalista até chegar à televisão.

AGUINALDO SILVA - Antes de ser jornalista eu já era escritor. Aos 16 trabalhava como datilógrafo num cartório no Recife quando publiquei meu primeiro livro, "Redenção para Job". Por causa  dele é que fui parar no jornalismo, a convite de Samuel Wainer, para trabalhar na Última Hora do Nordeste. Depois vim para o Rio onde, em O Globo, me especializei em assuntos policiais. Isso me levou à televisão - que nunca foi meu objetivo - para escrever o seriado "Plantão de Polícia". Daí passei para as minisséries, e afinal me chamaram para escrever uma novela das oito - outra coisa que jamais fez parte de minhas aspirações.


Capa do livro "Redenção para Job" e foto do seriado "Plantão de Polícia" (1979)

SUPER TV E MAIS! - A primeira minissérie da Globo, "Lampião e Maria Bonita" (1982) foi escrita por você e Doc Comparato. Depois seguiram-se outros títulos de muito sucesso. Qual delas é a sua preferida? Pretende escrever mais minisséries?

AGUINALDO SILVA - "Lampião e Maria Bonita" foi um marco, e talvez seja até hoje a melhor minissérie brasileira. "Bandidos da Falange", que eu também escrevi, levou a linguagem inaugurada por "Lampião e Maria Bonita" ainda mais além. Mas esta não foi a trilha adotada pelo gênero. Com poucas exceções - "Hilda Furacão", "A Muralha" - a minissérie no Brasil virou um veículo de biografias autorizadas, que deviam ser desautorizadas. "JK" é o exemplo mais flagrante disso. Esta linguagem, digamos assim, "oficial" adotada pelas minisséries tornou o gênero desinteressante, e acho que por isso ele quase não é mais praticado. Minha minissérie preferida dentre as que escrevi? "Tenda dos Milagres".


Minisséries "Lampião e Maria Bonita" (1982), "Bandidos da Falange" (1983) e " Tenda dos Milagres" (1985)

SUPER TV E MAIS! - "Roque Santeiro" (1985), que você escreveu com Dias Gomes, é uma das novelas mais importantes e emblemáticas da TV brasileira. Havia o projeto de "Roque" virar filme e você até publicou o roteiro em seu site. Por que o filme não saiu do papel?

AGUINALDO SILVA - Porque o cinema é assim. Dezenas de projetos parecem criar vida, mas de repente murcham e morrem. No caso de "Roque Santeiro - o filme", até hoje não entendi porquê ele murchou e morreu. Parece que houve desavenças entre produtores, diretores, sei lá. Eu pulei fora do projeto quando decidiram que Roque Santeiro seria negro. Percebi que isso mudava inteiramente a história - não há santos negros no Brasil além de São Benedito que, aliás, é muito desprestigiado.


"Roque Santeiro" (1985): a novela de maior audiência da história da TV brasileira

SUPER TV E MAIS! - Duas de suas novelas, "Roque Santeiro" e "Tieta" (1989) foram lançadas em DVD. "Roque Santeiro" também foi reprisada no Canal Viva, assim como "Vale Tudo" (1988). Você reviu as novelas em DVD e no Viva? Gosta de assistir as reprises de suas tramas?

AGUINALDO SILVA - É sempre interessante ver que minhas novelas são capazes de sobreviver à sequência de novelas que foram ao ar depois delas. É gratificante saber que personagens criados por mim há mais de trinta anos são até hoje lembradas. Gosto quando uma novela minha é reprisada, mas não vejo nenhuma. Para mim, minha novela é sempre a próxima, a que ainda não foi escrita, a que está germinando dentro da minha cabeça. Quanto às outras, cumpri minha missão em relação a elas quando acabei de escrevê-las.


Novelas "Partido Alto" (1984), "O Outro" (1987) e "Vale Tudo" (1988)

SUPER TV E MAIS! - A partir de Tieta, você escreveu uma série de novelas regionalistas ambientadas no Nordeste e cheias de realismo mágico. Todas elas foram grandes sucessos. Você pensa em voltar a escrever novelas assim? Acha que o realismo mágico continua atraindo o telespectador?

AGUINALDO SILVA - Esta é a pergunta de um milhão de dólares... E eu a respondo com uma pergunta: "Avenida Brasil" era o quê? Uma novela realista, naturalista, ou uma versão gótica e hiper estilizada do real? Não seria ela mais aparentada com "Game of Thrones" do que com "Pecado Capital"? Acho que a melhor parte do sucesso de "Avenida Brasil" foi o que ela tinha de absurdo, de exacerbado, de quase realismo mágico. Ou seja, respondendo à sua pergunta: não sei se voltaria a escrever aquelas novelas nordestinas nas quais as vacas voavam, mas acho sim - basta ver a saga "Crepúsculo" - que o realismo mágico, mesmo o "mauricinho", continua atraindo o telespectador.




"Pedra Sobre Pedra" (1992), "Fera Ferida" (1993) e "A Indomada": Três grandes sucessos

SUPER TV E MAIS! - Você já declarou algumas vezes que considera "Tieta" sua melhor novela (eu a assisti inteira em DVD e adorei). Mesmo dizendo que é um autor de novelas inéditas e que ainda tem muitas histórias para contar, você toparia escrever um remake de "Tieta" ou de outra novela sua se fosse convidado?

AGUINALDO SILVA - Não. Clássicos não podem ser refeitos, e "Tieta" é um clássico. Não é por acaso que Hollywood jamais fará remakes de "E o Vento Levou" (1939), "Casablanca" (1942) e outros que tais. São momentos únicos, que não podem se repetir senão como farsa, ou pastiche. O remake é sempre menor e em geral indigno do original. Acima de tudo, eu não faria remakes de coisa nenhuma, porque tenho muitas histórias inéditas para contar.


Aguinaldo já declarou que considera "Tieta" (1989) sua melhor novela

SUPER TV E MAIS! - Você é o único autor brasileiro que só escreveu novelas das oito. A maioria delas está na lista das maiores audiências da Globo. Nunca teve vontade de se aventurar em outros horários também?

AGUINALDO SILVA - Comecei no horário das oito (que agora é das nove) e vou terminar no horário das oito. Fiz minisséries e seriados, que são gêneros diferentes, mas novela para mim, só se for das oito. Alguém dirá que isso é arrogância minha, mas um pouco de arrogância não faz mal a ninguém.

SUPER TV E MAIS! - Você é sempre chamado para supervisionar novelas de outros autores. Uma delas, "Laços de Sangue" (2010) ganhou o Emmy de melhor novela. Como é o trabalho de supervisão de uma trama? Você fica chateado se por acaso o autor não aceita suas sugestões?

AGUINALDO SILVA - O supervisor é um conversador. Alguém que tenta passar sua experiência profissional para outro menos experiente. É um trabalho difícil, porque o autor inexperiente sempre acha que vai revolucionar, mudar o gênero, e cabe ao supervisor dizer a ele - com muito cuidado - que revolucionar, mudar o gênero, significa estragá-lo e produzir mais um fracasso de audiência. Em "Laços de Sangue" o trabalho fluiu porque nós - eu, o autor, seus colaboradores - viramos uma equipe. Já em "Tempos Modernos" (2010) aconteceu o contrário. Agora estou supervisionando a novela de Rui Vilhena, e o trabalho flui maravilhosamente.


"Laços de Sangue" (2010) e "Tempos Modernos" (2010): novelas que contaram com a supervisão de Aguinaldo Silva

SUPER TV E MAIS! - Esse ano estreia no Canal Telemundo uma versão hispânica de "Fina Estampa" (2011). Como foi o seu envolvimento com essa nova versão? Pretende acompanhar a novela?

AGUINALDO SILVA - Tive reuniões com os roteiristas e produtores de "Marido de Alquiler" em Miami. Foi muito prazeroso, principalmente porque o tempo inteiro havia uma limusine com motorista à minha disposição. Discutimos algumas mudanças, que reconheci serem necessárias à adaptação, mas evitei dar maiores pitacos, pois acho que, embora a história seja a mesma, falada em espanhol e ambientada em Miami a  novela virou outra. Não vou acompanhar, mas quero ver pelo menos alguns capítulos para ver como ficou.


"Fina Estampa" (2011) e "Marido de Alquiler" (2013), versão latina da novela

SUPER TV E MAIS! - Já li seu livro "98 Tiros de Audiência" duas vezes e acho a história perfeita para uma adaptação. Você nunca pensou em adaptar o livro para teatro, cinema ou televisão?

AGUINALDO SILVA - Num mundo ideal "98 Tiros de Audiência" daria uma minissérie. Não sei se seria capaz de escrevê-la (já que sou autor do livro, acabaria competindo comigo mesmo, o que é péssimo). E menos ainda sei se alguma emissora de televisão teria coragem de produzi-la, já que o livro retrata os bastidores de uma novela e, portanto, de uma emissora de tevê, de modo bastante fiel, mas nem sempre positivo.


Capas de duas edições do romance "98 Tiros de Audiência"

SUPER TV E MAIS! - E por falar em livros, você tem planos de lançar algum novo romance em breve?

AGUINALDO SILVA - Estou trabalhando há anos num romance cujo personagem principal é João do Rio, figura mitológica da vida carioca nos primeiros trinta anos do século XX... E, ao mesmo tempo, numa continuação de "98 Tiros de Audiência", que começa quando, por conta de uma firula jurídica, é anulado o julgamento de Everardo Lopez (o autor da novela acusado da matar a estrela), ele sai da cadeia e aí... Lá vamos nós para os bastidores da televisão de novo!


"Suave Veneno" (1999) e "Porto dos Milagres" (2001)

SUPER TV E MAIS! - Atualmente você está envolvido com vários projetos e ainda administra o seu site e seu restaurante Locanda Della Mimosa, além de marcar presença constantemente no Twitter. Como consegue conciliar tudo isso?

AGUINALDO SILVA - Você esqueceu o facebook! São três, o meu, o da Locanda e a fan page. Sou um trabalhador compulsivo, não sei fazer outra coisa além de preencher meu dia com trabalho e mais trabalho. Mas reconheço que isso está me matando.


A campeã de audiência "Senhora do Destino" (2004)

SUPER TV E MAIS! - Não existe fórmula para o sucesso, mas na sua opinião o que não pode faltar numa boa telenovela?

AGUINALDO SILVA - Uma trama realmente original. Se você prestar atenção nas novelas vai perceber que a maioria delas é descartável. Ninguém perderia nada se não fossem produzidas. O público vê essas novelas, mas só pela força do hábito. Só de vez em quando aparece uma que realmente mobiliza os telespectadores, e isto sempre acontece por causa da trama original.


Marjorie Estiano foi a protagonista de "Duas Caras" (2007), outro sucesso de Aguinaldo

SUPER TV E MAIS! - Você é um dos autores que mais se preocupa em dar oportunidades para novos roteiristas: já fez duas Master Class, lançou o DVD "A Arte de Escrever Novela" e promoveu um concurso nacional de roteiros. Pretende continuar investindo nisso? Pensa em por exemplo, dar um curso de roteiro pela internet?

AGUINALDO SILVA - Já me foi oferecida esta oportunidade: seria para até mil alunos, imagine, completamente impessoal. Fiquei assustado. Recusei. Gosto de ter meus alunos diante de mim, gosto de praticar com eles o saudável exercício do olho no olho. Uma terceira master class? Farei depois da minha próxima novela, que deve estrear em julho do próximo ano. E também farei o II Concurso Nacional de Roteiros à mesma época. Adoro pescar talentos dentre as centenas de candidatos que me aparecem, acho importante passar para eles tudo que aprendi sobre roteiro de televisão - e ainda estou aprendendo.


Capa do DVD "A Arte de Escrever Novela", uma aula de roteiro com Aguinaldo Silva

SUPER TV E MAIS! - No momento você se divide entre "Super Crô - O Filme", o seriado "Doctor Pri" e a sinopse de sua próxima novela. O que você pode adiantar sobre cada um deles? Quando estreiam?

AGUINALDO SILVA - A novela está prevista para julho de 2014. "Crô - o Filme" estréia em setembro (vi ontem um DVD com as cenas editadas: vai ser um estouro!). Quanto a "Doctor Pri", é como dizia Lara Romero em "Cinquentinha": "quem viver me verá!"



- Clique aqui para ler um post sobre "Tieta";

- Clique aqui para ler um post sobre o livro "98 Tiros de Audiência";

- Clique aqui para ler um post sobre novelas com realismo mágico, a maioria delas, de Aguinaldo Silva.



10 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista Leandro, adoro o Aguinaldo, dos nossos melhores autores.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não tem como uma entrevista do Aguinaldo ser desinteressante!
    Ele pode dar mil entrevistas, mas sempre tem algo à dizer! Sempre suas respostas são incríveis, afiadas e polêmicas!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. gosto muito das obras de AGUINALDO SILVA. Ele prima pela popularidade que sua obra atinge, e sua preocupação com o futuro da telenovela, buscando novos talentos, é digno de aplausos.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a entrevista. Concordo com o Fábio Dias. Qq entrevista com ele se torna interessante.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista! Aguinaldo Silva não foge das perguntas, todas muito pertinentes!
    Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Como diria Aguinaldo: Quereeeeeeeeeeeedo, sempre muito sincero. Muita boa a entrevista. Abraços

    ResponderExcluir
  7. UAU! Adorei esse papo!E gostei também de saber que a minha novela clássica preferida é a mesma dele: Tieta!Tenho a mesma opinião sobre os clássicos sejam filmes, novelas,seriado e até músicas: Clássico é Clássico. Mas o que eu tenho muita vontade de ver seria a continuação, tipo: Tieta 2 ou já imaginou ver Vale Tudo 2?! Mais atual é impossível!Se tiver que fazer campanha nas redes sociais, conte comigo! Parabéns pelo Blog e pela entrevista. Bjs. #Valetudo2

    ResponderExcluir
  8. Quando ele fala em novelas descartáveis, fala em Fina Estampa, que não ofereceu nada de novo e que acompanhamos só para não perder o costume.

    ResponderExcluir
  9. Aguinaldo Silva, por e-mail:

    "Leandro,
    meu caro,

    adorei a entrevista!
    Muito bem editada e ilustrada.
    Obrigado,

    Aguinaldo Silva."

    ResponderExcluir