Essa semana estreou "Amor, Eterno Amor", nova novela das seis, de Elisabeth Jhin. Essa novela será mais uma que abordará o espiritismo, tema que já esteve presente em muitas novelas e que já está um pouco desgastado e repetitivo. Hoje relembraremos algumas novelas que já abordaram espiritismo e paranormalidade.
1 - A VIAGEM (1975 e 1994)
Eva Wilma e Altair Lima na primeira versão.
Christiane Torloni e Antonio Fagundes no remake.
Talvez a mais famosa novela sobre o tema, "A Viagem", de Ivani Ribeiro teve duas versões: uma em 1975 na Tupi e outra em 1994 na Globo. A novela conta a história de Alexandre (Eweron de Castro/ Guilherme Fontes), que é preso depois de assassinar um homem. Na cadeia ele se mata e seu espírito perturbado fica no vale dos suicidas. De lá ele procura atormentar todos a quem julga responsáveis pelo que lhe aconteceu. A novela foi um grande sucesso nas duas versões.
2 - O PROFETA (1977 e 2006)
Outra novela de Ivani Ribeiro que também teve duas versões de grande sucesso. Na história, o protagonista Daniel (Carlos Augusto Strazzer) na primeira versão, e Marcos (Thiago Fragoso) no remake, tem o dom de prever o futuro e aos poucos começa a ganhar dinheiro usando o seu dom e isso o torna cada vez mais ambicioso, a ponto de abalar a sua relação com a mocinha Sônia (Elaine Cristina e Paola Oliveira). O profeta passa por um longo caminho até aprender que não é certo usar seu dom para enriquecer.
3 - SÉTIMO SENTIDO (1982)
Na novela de Janete Clair, Regina Duarte interpretou Luana Camará, que encarnava a personalidade da falecida atriz italiana Priscila Capricce, que é muito sensual e extrovertida. Com a ajuda da parapsicóloga Célia (Jacqueline Laurence), Luana descobre que em outra encarnação ela e Priscila eram gêmeas e que Priscila usa o seu corpo para tentar localizar sua filha.
4 - ANJO DE MIM (1996)
Na novela de Walther Negrão, o cético Floriano (Tony Ramos) descobre durante uma regressão, que foi amante de Valentina (Carolina Kasting) em outra vida e que antes de morrer, ela marcou um encontro com ele no futuro. Floriano então, passa a procurar a reencarnação de Valentina e acaba descobrindo que ela é Lavínia (Viviane Pasmanter).
5 - ALMA GÊMEA (2005)
Um grande sucesso de Walcyr Carrasco, a novela contava a história de Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro), que era assassinada em um assalto a mando de sua prima Cristina (Flávia Alessandra). Luna reencarna na pele da índia Serena (Priscila Fantim) e volta para reviver a história de amor interrompida com Rafael, mas Cristina e sua mãe Débora (Ana Lúcia Torre) passam a fazer de tudo para impedir a felicidade deles.
6 - ESCRITO NAS ESTRELAS (2010)
Antes de "Amor Eterno Amor", Elisabeth Jhin abordou o espiritismo em "Escrito nas Estrelas". Daniel (Jayme Matarazzo) se apaixona por Viviane (Nathalia Dill) antes de morrer em um acidente de carro. Fugindo da polícia por um crime que não cometeu, Viviane assume a identidade de Vitoria e passa a ser ajudada por Ricardo (Humberto Martins), que a escolhe para ser a mãe do filho de Daniel através de uma inseminação artificial. Aos poucos os dois vão se apaixonando e o espírito de Daniel fica bastante revoltado com o pai. Ricardo ainda descobre que Viviane é a reencarnação de Valentina, seu grande amor em uma vida passada. No final, Daniel reencarna como filho de Viviane. Novela mais espírita, impossível.
NOVELA COMO A VIAGEM,UM GRANDE SUCESSO DE AUDIÊNCIA, DEVERIA VOLTAR, EU PESSOALMENTE AMO ESSA NOVELA. PARABÊNS A GLOBO PELAS NOVELAS ESPIRITAS
ResponderExcluirdentre todas, apenas as de ivani ribeiro seguiu a doutrina espírita com precisão, tendo apenas alguns pequenos erros, dentro os quais exibir outra vida de personagens com os mesmos atores, o que é um erro, pois não temos a mesma fisionomia na vida anterior.
ResponderExcluirVocê deveria leia reencarnação e biologia de Yan Stevenson
ExcluirQUE COMENTÁRIO BESTA... ISSO SE CHAMA "LICENÇA POÉTICA", FICARIA CONFUSO DEMAIS TROCAR OS ATORES E ATRIZES ÀS MENTES DOS QUE NÃO CONHECEM NADA SOBRE O TEMA. O QUE VALE É A INTENÇÃO, PESSOAS QUE SE LIGAM MUITO AOS "FENÔMENOS" NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA COMENTAR EM NOME DO QUE DESCONHECEM E APENAS SE ENCANTAM.
ResponderExcluirTambem é uma boa abordagem
ExcluirNovelas espiritas, são interessantes e podem ajudar na evolução das pessoas.
ResponderExcluirGostaria de assistir "Violetas na Janela" em forma de novela....há tantos livros espiritas bonitos que podem ser contados na forma de dramaturgia!
ResponderExcluir