A convidada de hoje da sessão "O Autor Relembra" é a autora Cristiane Fridman. Com uma capacidade incrível para criar histórias que prendem a atenção do público, Cristiane começou sua carreira ao participar da oficina de roteiristas da Globo na década de 1980. Depois disso não parou mais e passou por emissoras como SBT e Globo (onde foi colaboradora em algumas novelas). Na Record, Cristiane virou autora titular e escreveu as bem sucedidas novelas "Bicho do Mato" (2006), "Chamas da Vida" (2008) e "Vidas em Jogo" (2011). Todas elas foram grandes sucessos e a fizeram ser reconhecida como uma autora de muito talento.
Aqui no blog ela responde algumas perguntas sobre sua carreira, relembra seus principais trabalhos na TV e ainda fala um pouco sobre sua próxima novela, com previsão de estreia no ano que vem. Saiba um pouco mais sobre a carreira de Cristiane Fridman:
SUPER TV E MAIS! - Como surgiu a sua vontade de escrever para a televisão? Fale um pouco de sua trajetória até conseguir realizar seu sonho:
CRISTIANE FRIDMAN - Sempre gostei de assistir televisão e a vontade de escrever surgiu quando vi um anúncio no jornal abrindo concurso para Oficina de Roteiristas da TV Globo. Comprei um livro sobre roteiros de TV, escrevi o meu e mandei. Fui selecionada, participei da Oficina e não mais parei desde então. Isto foi em 1985, acho eu, (risos).
DEPOIMENTOS
"Foi minha primeira experiência em telenovela. Trabalhei com a Yoya Wursch e o Talma e aprendi muito com ambos."
"Fiquei bastante tempo em 'Malhação', não somente em 2001, e fiz amigos, além de ter aprendido a trabalhar em equipe e a desenvolver tramas semanais bem instigantes."
"Colaborei com o Emanuel Jacobina e foi a realização de um sonho ter escrito para um elenco maravilhoso que contava, entre outros, com a Adriana Esteves fazendo a Amelinha."
Essas Mulheres (2005)
"Foi a primeira vez que escrevi uma novela de época e confesso que espero ter sido a última, (risos). Muito, muito difícil escrever os diálogos com uma linguagem mais elaborada e passando as emoções dos personagens e da trama."
Bicho do Mato (2006)
"Assinei com o Bosco Brasil e a supervisão do Tiago Santiago. Com 'Bicho do Mato' me tornei autora titular e foi a maior tremedeira e, também, um grande prazer conduzir como cabeça uma trama de novela."
"Um carinho imenso por esta novela. 'Chamas' foi o meu primeiro trabalho autoral. Foi uma novela divertida e emocionante. Fui muito feliz escrevendo 'Chamas'."
"Meu trabalho mais recente e uma tentativa de apresentar uma estrutura diferente. Trabalhei com dez protagonistas: a turma do bolão. Foi uma novela bem interessante, um desafio."
SUPER TV E MAIS! - Que dicas você daria para quem sonha ingressar nessa mesma carreira de roteirista de cinema e televisão?
CRISTIANE FRIDMAN - Ler muito, ir ao cinema, assistir televisão e escrever, escrever, escrever!
SUPER TV E MAIS - Você já sabe quando estreia sua próxima novela na Record? Não pode adiantar nada ainda sobre a nova trama?
CRISTIANE FRIDMAN - Estou programada para entrar ano que vem, após a novela do Lombardi. O nome da minha novela é "Vitória", mas não posso adiantar a trama porque ainda falta tempo para entrar e ainda estou escrevendo a sinopse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário