As novelas de Manoel Carlos são famosas por retratarem grandes histórias de amor que se passam no Rio de Janeiro, usando o Leblon como cenário principal e por abordar temas sérios, como agressão à mulher e o alcoolismo, mas a peculiaridade mais famosa na obra de Maneco é o fato de a maioria de suas protagonistas chamarem-se Helena. A maioria, porque suas novelas "Maria, Maria" (1978), "A Sucessora" (1978), "Sol de Verão" (1982) e "Novo Amor" (1986) tiveram protagonistas com outros nomes. Até hoje o autor escreveu oito novelas em que as protagonistas se chamam Helena. Helenas diferentes, mas que tem em comum o fato de todas serem mulheres fortes e determinadas que lutam para serem felizes. Hoje na sessão "Recordando" vamos relembrar todas essas Helenas. Aproveitamos para homenagear Regina Duarte, atriz que mais interpretou Helenas e que fez aniversário essa semana. Parabéns, Regina!
A primeira Helena de Manoel Carlos (vivida pela saudosa Lilian Lemmertz) tinha dois filhos gêmeos, João Victor e Quinzinho (Tony Ramos). O pai dos gêmeos é Joaquim (Raul Cortez), que se recusou a separar-se da mulher Martha (Tereza Rachel) para ficar com Helena, por isso ela casou-se com o médico Plínio (Fernando Torres), que criou Quinzinho como seu filho, enquanto João Victor foi criado por Joaquim. Os dois irmãos ignoram a existência um do outro e Helena sofre muito por isso. Uma das cenas mais marcantes da novela é quando os gêmeos encontram-se pela primeira vez.
2- HELENA DE "FELICIDADE" (1991)
A Helena de Maitê Proença também guardava um segredo. No início da novela ela se envolve com Álvaro (Tony Ramos), mas ele acaba se casando com a vilã Débora (Viviane Pasmanter) e ela, com Mário (Herson Capri). Oito anos depois já separada de Mário, Helena vive no Rio de Janeiro com a filha Bia (Tatyane Goulart). Ela acaba se reaproximando de Álvaro, mas não revela a ninguém que ele é o verdadeiro pai de sua filha. Além disso, Débora passa a infernizar a vida dos dois. Apenas no penúltimo capítulo Helena revela a verdade a sua filha.
3 - HELENA DE "HISTÓRIA DE AMOR" (1995)
A primeira Helena vivida por Regina Duarte, era divorciada do conservador Assunção (Nuno Leal Maia) e morava com a filha adolescente Joyce (Carla Marins). Logo nos primeiros capítulos Helena descobre que Joyce engravidou do irresponsável Caio (Ângelo paes Leme) e dá todo o seu apoi à filha, enquanto tenta acalmar os ânimos de Assunção. Em meio a tudo isso, ela se envolve com o médico Carlos (José Mayer), que é casado com a mimada Paula (Carolina Ferraz). No meio da novela Joyce descobre que Helena não é sua mãe biológica e entra em conflito com ela. A reconciliação das duas só acontece no último capítulo.
Nessa novela, Regina Duarte interpretou sua segunda Helena e contracenou com a filha Gabriela Duarte, que também era sua filha na novela. Helena é casada com Atílio (Antônio Fagundes) e Eduarda, com Marcelo (Fábio Assunção). As duas engravidam e dão à luz no mesmo dia, mas Helena descobre que o bebê de Eduarda morreu e troca o filho vivo dela pelo da filha, tudo pelo amor que sente por ela. Eduarda cria o próprio irmão sem saber e Helena sofre muito por esconder de Atílio que seu filho está vivo, mas a mentira só é descoberta no último capítulo da novela.
A Helena de Vera Fischer é uma médica que se envolve com Edu (Reynaldo Gianechinni), um homem mais novo. Acontece que sua filha Camila (Carolina Dieckman) também se apaixona por ele e Helena prefere abrir mão do amor de Edu por causa da filha. Edu e Camila se casam e Helena se envolve com Miguel (Tony Ramos). Quando Camila adoece de leucemia, Helena revela que o verdadeiro pai dela é Pedro (José Mayer). Ela termina tudo com Miguel e tem outra filha com Pedro para salvar a vida de Camila com um transplante de medula.
A Helena vivida por Christiane Torloni era uma diretora de escola casada com o músico Theo (Tony Ramos). O casamento dos dois estava em crise há muito tempo, porque Helena não amava mais o marido, mas não tinha coragem de se separar. Sua vida dá uma reviravolta quando ela reencontra César (José Mayer), seu grande amor do passado e os dois se reaproximam.
A terceira Helena de Regina Duarte era uma médica que adotava Clara (Joana Mocarzel), criança que foi rejeitada pela avó Marta (Lília Cabral) por ter síndrome de down. Helena luta para conseguir matricular Clara em uma escola normal para que ela conviva com outras crianças que não tem síndrome de down e se envolve com o médico Diogo (Marcos Paulo). Os problemas de Helena começam quando Léo (Thiago Rodrigues) descobre que sua filha Clara está viva, pois Marta havia enganado a todos dizendo que a menina tinha morrido. Helena e Léo passam a disputar a guarda de Clara na justiça.
A primeira Helena mais jovem de Manoel Carlos foi vivida por Taís Araújo e era uma modelo de sucesso que se casava com o mulherengo Marcos (José Mayer). Helena vivia em conflito com a mimada modelo Luciana (Alinne Moraes), filha de Marcos. Depois que seu casamento entra em crise, Helena se envolve com Bruno (Thiago Lacerda), que acaba descobrindo que é filho de Marcos, o que cria muitos conflitos entre eles.
Essas são as Helenas de Manoel Carlos. O autor já convidou Júlia Lemmertz para viver a útima Helena de suas novelas. Júlia é filha de Lílian Lemzertz, a primeira Helena de Maneco e o autor vai fechar o ciclo de suas Helenas com ela.
E você? Qual das Helenas de Manoel Carlos é a sua preferida?
Uma das Helenas mais preferidas é a História de amor, a primeira que ví e marcou bastante, foi uma novela muito boa de se ver.
ResponderExcluirminha preferida foi maite proença
ResponderExcluirEu adorei Regina do Duarte mas eu amei Cristiane torlone mulheres apaixonadas ❤️❤️❤️❤️
ResponderExcluirSó uma correção,Em História de Amor 1995/96, Joyce só descobre que Helena não é a sua mãe biológica na Última Semana da novela, e não no meio da novela, conforme foi postado, Tudo começa quando Joyce chegando com Alice se irritou com a Ritinha, a filha de Marta melhor amiga de Helena e madrinha de Joyce, Ritinha acerta a bola no carrinho de Alice, Joyce se irrita e discute com Ritinha, Marta curiosa foi ver o que estava acontecendo e fica indignada com Joyce brigando com a filha, É aí que começa a briga das duas, pois Marta está indignada por Joyce ter expulsado a própria mãe de casa e é aí que ela conta só pra machucar Joyce que Helena não é a verdadeira mãe dela é que Ela é Filha de Maria Lúcia, irmã de Helena que morreu ao dar a luz a ela, além de ter dado uma lição em Joyce, Marta ainda lhe deu uma boa surra! Para ela deixar de ser Antipática, Chata, arrogante, Impafiosa e mimada!
ResponderExcluir