segunda-feira, 29 de outubro de 2012

GABRIELA CUMPRE SUA MISSÃO E TERMINA COMO UMA BOA NOVELA


Chegou ao fim o remake de "Gabriela". A nova adaptação do livro de Jorge Amado foi realizada por Walcyr Carrasco, que fez um bom trabalho e transformou "Gabriela" numa boa novela. A trama foi bem escrita e dirigida e contou com um elenco dos melhores. Uma produção impecável, também merecem elogios em "Gabriela" a belíssima fotografia e a trilha sonora cheia de músicas lindas, que combinaram perfeitamente com o clima da novela.

Apesar de criticada por alguns pelas mudanças que o autor fez na história e no perfil de alguns personagens, "Gabriela" sai do ar com média de 19 pontos, a mesma de "O Astro" (2011) e pode ser considerada uma novela de sucesso. Temos que lembrar que trata-se de uma adaptação do livro e as mudanças são necessárias em virtude das diferenças de formato entre um romance e uma novela.


Gostei muito de "Gabriela". Foi uma novela agradável de assistir do começo ao fim. As mudanças feitas por Walcyr carrasco não comprometeram a essência da obra de Jorge Amado. O autor apimentou mais a história com cenas de nudez e sexo, além de usar alguns palavrões, algo que não foi permitido na primeira versão por causa da Censura, mas que está perfeitamente de acordo com o universo de Jorge Amado, pois quem já leu alguns de seus livros, sabe que o autor usava muito erotismo e uma linguagem mais "pesada" em suas histórias. 

Walcyr Carrasco criou novos núcleos e personagens que não existem no livro, como Dona Doroteia (Laura Cardoso) e Lindinalva (Giovanna Lancellotti). Isso serviu para movimentar mais a novela, porque no livro de Jorge Amado as personagens secundárias têm muito destaque e a história não gira só em torno de Gabriela. Nessa versão Walcyr também acrescentou um personagem que está na obra de Jorge Amado, mas não fez parte da versão de 1975, por causa da Censura: Miss Pirangi (Gero Camilo), que se destacou bastante ao longo da novela.


Curiosamente alguns personagens criados por Walcyr Carrasco chegaram a  despertar mais interesse que os protagonistas Nacib (Humberto Martins) e Gabriela (Juliana Paes) em alguns momentos. A história de amor da sofrida Lindinalva com Juvenal (Marcos Pigossi), por exemplo, conquistou os telespectadores.


E o que dizer de Dona Doroteia? A maravilhosa Laura Cardoso conseguiu transformar a beata na melhor personagem da novela. Com suas fofocas, Dona Doroteia provocou muitos conflitos e movimentou muito a trama. E apesar de suas maldades, a personagem era adorada pelo público e conquistou a todos com seu bordão "Jesus, Maria, José". Apesar de se dizer tão moralista, Dona Doroteia foi quenga no passado e a revelação surpreendeu a todos, com direito a muitas cenas onde Laura Cardoso brilhou como nunca. Desprezada por toda a cidade quando souberam seu segredo, Dona Doroteia acabou sozinha, abandonada por todos. A única que ficou do seu lado foi Gabriela, a quem ela já havia desprezado tanto. A cena em que Gabriela leva comida para Dona Doroteia e diz que está do seu lado, foi uma das mais emocionantes da novela. Clique aqui para ler um post especialmente sobre Dona Doroteia.


Juliana Paes esteve ótima como Gabriela e soube transmitir com perfeição o ar ingênuo e sensual da personagem. Junto com Humberto Martins, ela brilhou em cena e o casal foi muito bem sucedido. Outros atores que se destacaram em "Gabriela" foram Antônio Fagundes (Ramiro), José Wilker (Jesuíno), Chico Diaz (Melk), Mateus Solano (Mundinho), Luísa Valdetaro (Gerusa), Maitê Proença (Sinhazinha) e Leona Cavalli (Zarolha), entre outros. 


Infelizmente devido ao grande número de personagens e à curta duração da novela, muitos atores apareceram pouco. Alguns chegaram a fazer figuração, praticamente. A história de Malvina (Vanessa Giácomo), por exemplo, apesar de ter tido muito destaque, não teve a mesma repercussão da versão de 1975 e a personagem terminou a novela meio apagada. Mas é claro que cada versão é diferente e por isso mesmo não dá para para tomar como base a versão antiga para falar desta. 


Walcyr Carrasco não se repetiu tanto como em outras novelas (não houve torta na cara nem gente jogada no chiqueiro), mas em vários momentos o autor apresentou algumas de suas marcas, como o fato de inserir comédia mesmo em cenas que precisavam ser mais sérias, como o julgamento do Coronel Jesuíno. Esse é o tipo de coisa que pode incomodar os telespectadores mais exigentes, mas ao mesmo tempo dá um pouco mais de leveza à novela. É o estilo do autor e pronto.


Apesar da boa adaptação, um ponto não foi bem explorado nesse remake: a disputa política entre Coronel Ramiro e Mundinho Falcão. Não que política seja um dos meus assuntos preferidos, mas o embate entre Mundinho e Ramiro é um dos maiores destaques do livro de Jorge Amado. No remake os dois foram inimigos durante a novela inteira, mas a briga entre eles foi mais por causa do romance de Mundinho com Gerusa do que pela política, que só se destacou mais no último capítulo, com a vitória de Mundinho nas eleições. Teria sido interessante acompanhar melhor os conflitos entre a antiga sociedade patriarcal representada pelos coronéis e as ideias modernas de igualdade defendidas por Mundinho. A novela só deixou mais a desejar nesse aspecto.

Entre erros e acertos, "Gabriela" despertou o interesse do público e sua repercussão foi muito boa. Durante 77 capítulos nos emocionamos, rimos e nos divertimos muito com essa história, que foi uma homenagem mais do que justa ao centenário do grande e inesquecível Jorge Amado. Para quem não leu o livro ainda, aconselho, pois vale muito a pena (Clique aqui para ler um post sobre o livro e o filme). Sempre vale a pena mergulhar no universo de Jorge Amado, e "Gabriela" foi ótima também por causa disso. Vai deixar saudades.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SALVE JORGE: PRIMEIROS CAPÍTULOS AGRADAM BASTANTE


Substituir uma novela que foi sucesso de audiência e repercussão como "Avenida Brasil", não é uma tarefa nada fácil. Desde segunda, "Salve Jorge" encara o desafio e está sendo bem sucedida. A novela de Gloria Perez estreou com 35 pontos em São Paulo e 40 no Rio de janeiro. A audiência segue ascendente, sinal de que quem viu o primeiro capítulo continua acompanhando a novela.

Gostei muitos dos primeiros capítulos de "Salve Jorge". É uma novela com o estilo inconfundível de Gloria Perez: uma história de amor, com drama, romance, humor e discussão de temas sociais importantes. Dessa vez a autora aborda o tráfico internacional de pessoas. Até agora isso é o que mais tem chamado a minha atenção. Acho que é um tema importantíssimo para ser colocado em pauta na novela  das 21 horas. É uma oportunidade de tornar mais conhecido esse crime que segundo a própria autora, muitos consideram uma espécie de lenda urbana, mas que movimenta bilhões de dólares por ano. As grandes vilãs que enganam as mulheres com promessas falsas de bons empregos fora do Brasil, são interpretadas por Cláudia Raia, Vera Fischer e Totia Meireles, que estão ótimas em suas personagens. Jéssica (Carolina Dieckman) já caiu no golpe delas e a própria protagonista Morena (Nanda Costa) será vítima do tráfico de mulheres, o que promete chamar a atenção de todos e movimentar muito a novela.

Por falar em Nanda Costa, confesso que me surpreendi com o desempenho dela como Morena. Apesar de achá-la muito bonita e talentosa, tinha minhas dúvidas se ela estaria realmente preparada para protagonizar uma novela tão importante como a das nove, mas até agora Nanda está muito bem, com uma interpretação segura e competente. Ela e Rodrigo Lombardi tem química em cena. Morena e Theo formam um típico casal romântico que se ama, mas enfrentará muitos desafios para ficarem juntos. O casal já conquistou os românticos de plantão e o público já torce por eles.


As cenas da invasão do Morro do Alemão foram bem realistas e muito bem dirigidas. Resgataram um momento importante da história da comunidade. Está sendo interessante conhecer o dia a dia de uma comunidade sem ver a violência como pano de fundo, o que costuma acontecer com a maioria das novelas e filmes ambientados em favelas. 

Estou adorando o núcleo de Dona Leonor (Nicette Bruno), que está maravilhosa, como sempre. Dira Paes, Flávia Alessandra e Giovanna Antonelli são algumas das atrizes que estão ótimas em seus papeis. Mas não estou curtindo muito a atuação de Mariana Rios como Drika. Ela é uma boa atriz, mas com seu sotaque mineiro carregado, é difícil enxergá-la como uma garota carioca.


A ambientação de uma parte da novela na Turquia faz lembrar um pouco outras novelas da autora como "O Clone" e "Caminho das Índias", que também se passavam em outros países. Apesar de preferir as cenas ambientadas no Brasil, estou gostando do núcleo da Turquia e entendo que o tráfico internacional de pessoas exigisse que a novela se passasse também em outro país. "Salve Jorge" até agora deu mais destaque aos núcleos brasileiros, o que já a diferencia muito de "Caminho das Índias" e "O Clone" e que é um ponto positivo para evitar comparações com as outras novelas citadas.

Outro destaque da novela é a boa trilha sonora cheia de músicas inéditas, algumas feitas especialmente para ela, como as de Roberto Carlos e o tema de abertura, cantado por Seu Jorge. Aliás, a abertura é um show à parte.

A novela tem muitos núcleos e personagens e só no desenrolar dos capítulos conheceremos melhor cada um deles. Isso diminui as chances de a novela cair na mesmice, pois são várias histórias acontecendo ao mesmo tempo, histórias para todos os gostos, o que deve despertar ainda mais o interesse dos telespectadores. 

Resta ao público embarcar nessa nova história e curtir as emoções que Gloria Perez nos reserva para os próximos meses. Eu estou gostando muito e a boa audiência dos primeiros capítulos indica que o público também está curtindo. Vamos ficar de olho nos próximos capítulos e torcer para que a novela continue prendendo nossa atenção.

E Você? O que achou dos primeiros capítulos de "Salve Jorge"?


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ENTREVISTA COM GLORIA PEREZ E ESPECIAL SALVE JORGE, A NOVA NOVELA DAS NOVE


Nessa segunda, 22 de outubro, estreia "Salve Jorge", a nova novela das nove. Escrita por Gloria Perez e  com direção de núcleo de Marcos Schetmann, "Salve Jorge" será ambientada no Morro do Alemão pacificado no Rio de Janeiro e na Turquia. O principal tema abordado pela novela será o tráfico internacional de pessoas, um crime sério, que não tem muito destaque na mídia e que movimenta cerca de 30 bilhões de dólares por ano.

"Salve Jorge" contará diferentes histórias e terá personagens fortes, determinados, que lutam por seus objetivos. Tudo com muito romance, drama e humor. Confira uma entrevista com a autora Gloria Perez e saiba mais sobre "Salve Jorge".

ENTREVISTA COM GLORIA PEREZ


Autora de novelas de grande sucesso, Gloria Perez está de volta com "Salve Jorge". A autora sempre aborda assuntos importantes para a sociedade em suas histórias. Na nova novela o tema do tráfico internacional de pessoas, que é invisível para muitos, será o grande destaque e será abordado através da história da protagonista Morena (Nanda Costa), que será uma das vítimas de Lívia (Cláudia Raia), que comanda uma rede internacional de tráfico de pessoas. Quem conta mais sobre a novela é a própria autora, que concedeu mais essa entrevista ao blog. Leia:

SUPER TV E MAIS! - Como você define sua novela "Salve Jorge"?

GLORIA PEREZ - É uma história forte, envolvente, que vai emocionar, fazer rir e fazer refletir.

SUPER TV E MAIS! - Suas novelas costumam apostar em atrizes da nova geração como protagonistas. Atrizes como Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli e Juliana Paes tiveram suas carreiras ainda mais alavancadas ao protagonizarem novelas suas. A escolhida da vez é Nanda Costa. Você pensou nela desde o início para viver a Morena?

GLORIA PEREZ - Pensei, sim. Ela estava escalada para "Cheias de Charme". Então convidei a Juliana (Paes), que acabou indo fazer "Gabriela". Conversei com a Denise Saraceni, diretora de "Cheias de Charme", e ela me cedeu a Nanda. Sempre quis trabalhar com ela: é uma atriz maravilhosa, consagrada no cinema.

SUPER TV E MAIS! - Além do tráfico internacional de pessoas, que outros temas você pretende abordar em "Salve Jorge"?

GLORIA PEREZ - Vou falar também de alienação parental.

SUPER TV E MAIS! -  Pelo que você já divulgou no Twitter, a trilha sonora da novela vai ser bem especial, incluindo duas músicas de Roberto Carlos feitas especialmente para a novela. O que mais você destacaria da trilha sonora de Salve Jorge?

GLORIA PEREZ - Acho que a trilha vai agradar muito! Tem para todos os gostos. E muitas inéditas: duas do Roberto, uma do Seu Jorge, uma do Caetano, uma do Cazuza. A trilha é muito importante numa novela, porque ela expressa os sentimentos das personagens, é uma outra maneira de defini-las. Temos também o cenário do pagofunk e da gafieira. O Dj Batata e o MC Mingau, do morro do Alemão, gravaram para o disco, e a Rose, crooner que canta na Estudantina, gravou também. 

Cartaz de divulgação de "Salve Jorge"


SUPER TV E MAIS! - "Salve Jorge" será ambientada na Turquia e no Morro do Alemão no Rio de Janeiro. Como será a participação dos moradores do Morro do Alemão na novela?

GLORIA PEREZ - Talentos e personalidades do morro aparecem nos capítulos e mostram seus trabalhos.

SUPER TV E MAIS! - Em suas novelas algumas tramas paralelas costumam se destacar tanto quanto a trama principal, como aconteceu com o drama de Mel em "O Clone" e com o núcleo de Norminha em "Caminho das Índias". Em "Salve Jorge" há alguma trama paralela em especial que você acha que será bem popular?

GLORIA PEREZ - Acredito que todas as tramas sejam bem populares. Mas a história central é muito definida, é a espinha dorsal da novela. Apesar da importância de todos os núcleos, os protagonistas da história são Morena e Theo.

SUPER TV E MAIS! - Quantos personagens terá Salve Jorge? Por que você acha que o fato de a novela ter um elenco mais numeroso foi tão comentado por vários sites como se fosse um defeito?

GLORIA PEREZ - As pessoas falam muita bobagem. Quando não sabem o que falar, dizem qualquer coisa. O elenco de "Salve Jorge" tem o mesmo número de atores de todas as novelas que vieram antes, exceção de "Avenida Brasil", que optou por um universo mais fechado. Mas isso foi a exceção, não é a regra. O que define o número de personagens de uma história é o tamanho da história que você vai contar.



SUPER TV E MAIS! - A vilã Lívia, interpretada por Cláudia Raia já chama atenção antes mesmo da estreia. Ela é a personagem mais malvada que você já criou?

GLORIA PEREZ - Com certeza! Ela trafica e escraviza pessoas. Pode ter vilania maior????

SUPER TV E MAIS! - Mesmo depois de tantos anos de carreira e tantas novelas, você ainda sente aquele friozinho na barriga antes da estreia? 

GLORIA PEREZ - Uma ansiedade boa.

SUPER TV E MAIS! - Para terminar, deixe seu convite para todos ficarem de olho em Salve Jorge!

GLORIA PEREZ - Oi pessoal, estou esperando vocês hoje às 21 horas para o primeiro capítulo! Não vão se atrapalhar com o horário!!!! E depois, no decorrer da novela, estarei aqui (no Twitter) para trocar ideia com vocês!


A HISTÓRIA PRINCIPAL DA NOVELA


A protagonista Morena (Nanda Costa) vive no agora pacificado Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. Filha de Lucimar (Dira Paes), ela engravidou ainda adolescente do pequeno Júnior (Luiz Felipe Mello) e teve que amadurecer muito cedo. Ela é uma mulher forte, bonita, determinada, de muita personalidade, verdadeira guerreira, que luta muito por seus sonhos.

No cenário da pacificação do Morro do Alemão, ela encontra  Theo (Rodrigo Lombardi), oficial da cavalaria do Exército, devoto de São Jorge, como tantos brasileiros. Os dois se apaixonam, mas devido a graves problemas familiares, Morena antevê uma grande oportunidade no convite de Lívia (Cláudia Raia) para trabalhar, por alguns meses apenas, fora do país. Só que atrás da aparência de mulher sofisticada e acima de qualquer suspeita, Lívia chefia uma rede internacional de tráfico de pessoas, crime que gera lucro de bilhões de dólares por ano.

A paixão de Morena e Theo, pontuada por tantos encontros e desencontros, na luta para escapar das garras da máfia do tráfico humano, constitui a espinha dorsal da história, e há de movimentar e gerar consequência em todos os núcleos e personagens da novela. Compõem ainda o grupo de jovens traficadas: Jéssica (Carolina Dieckman), Rosangela (Paloma Bernardi) e Waleska (Laryssa Dias), que vão sofrer e lutar, cada uma a seu modo, para escapar de tanta opressão.

PERSONAGENS PRINCIPAIS





MORENA (Nanda Costa) -
 garota do Alemão, cheia de vida e de personalidade.  Tendo sido mãe aos 14 anos, amadureceu cedo. Namora Theo (Rodrigo Lombardi), capitão da cavalaria que participa da pacificação do Alemão. Na ânsia de conquistar uma vida melhor para sua família, se torna vítima do tráfico de pessoas.


THEO (Rodrigo Lombardi) - capitão da cavalaria. Honesto, corajoso, simples, leal, ético. Tem uma relação toda especial com os cavalos, compreendendo seus sentimentos. É impulsivo, sedutor e afetuoso. Namora Érica (Flávia Alessandra), mas se apaixona por Morena (Nanda Costa).

ÉRICA (Flávia Alessandra) - tenente veterinária do Exército. A namorada que Theo (Rodrigo Lombardi) abandona por Morena (Nanda Costa). Orgulhosa e determinada, saberá lutar por ele sem ferir nenhum princípio ético.

LÍVIA (Cláudia Raia) - uma mulher bonita, sofisticada, estilosa, inteligente, ágil, de aparência confiável e acima de qualquer suspeita. Apresenta-se como agenciadora de talentos artísticos com contatos preciosos no mundo da moda e do show business. Em função dessas atividades, costuma passar longas temporadas fora do Brasil. Esse é o retrato oficial. O que fica na sombra é a atividade de agenciadora para tráfico de pessoas.



WANDA (Totia Meirelles)- braço direito de Lívia (Cláudia Raia) na seleção de garotas para o tráfico. Faz aquele tipo de pessoa boazinha demais, que tem sempre um elogio, uma palavra doce para quem encontra.



STENIO (Alexandre Nero) - dono do escritório de advocacia. Vaidoso, intelectual e fisicamente. Brilhante como advogado, mas com uma ética bem elástica. Ex-marido de Heloisa (Giovanna Antonelli) e pai de Drika (Mariana Rios).



HELOISA (Giovanna Antonelli) - delegada de polícia, determinada, honesta, chique e bem-humorada. Luta contra a compulsão do consumismo e está sempre em guerra com seu ex-marido Stenio (Alexandre Nero), que costuma soltar os suspeitos que ela prende.



DRIKA (Mariana Rio) E PEPEU (Ivan Mendes) - o casal vai morar em Istambul logo nos primeiros capítulos. Drika é filha de Stenio  (Alexandre Nero) e Heloisa (Giovanna Antonelli). Impetuosa e mimada. Os pais sempre discordaram de sua criação: Stenio é do tipo que permite tudo, Heloisa, a mãe durona. Para não se deixar enquadrar, preferiu viver com o pai, e contra a vontade dos dois se uniu a Pepeu, tipo simpático, irresponsável, amoral, namorador. 


MUSTAFA (Antonio Calloni) - cosmopolita, elegante, um comerciante rico e com boa formação. Tem um grande entusiasmo por tudo que diga respeito a seu país. É passional, explosivo e tem dificuldade em lidar com a adoção de Aisha (Dani Moreno).





BERNA (Zezé Polessa) - esposa de Mustafa (Antonio Calloni), sente-se rejeitada quando a filha demonstra desejo de conhecer os pais biológicos. É uma mulher ativa, forte, fez universidade e trabalha fora.





AISHA (Dani Moreno) - filha adotiva de Berna (Zezé Polessa) e Mustafa (Antonio Calloni). Faz faculdade, se dá muito bem com os pais, mas está obcecada pela ideia de conhecer sua origem. É moderna e esperta.





ZYAH (Domingos Montagner) - É um tipo rude e doce, que sempre viveu nas montanhas da Capadócia. Nas temporadas turísticas trabalha como guia – na Capadócia e em Istambul. Viúvo, tem um filho de oito anos, Ekran (Frederico Volkmann).




O QUE ACONTECE NOS PRIMEIROS CAPÍTULOS

SEGUNDA, 22 DE OUTUBRO
Morena foge com Junior. Moradores e comerciantes procuram abrigo. Um bandido entra na casa de Delzuite. Marcia aconselha Érica a não se apaixonar por Theo. Érica confessa que está apaixonada por Theo. Theo fala para Áurea que só pensa em vencer no hipismo. Neco fala para Morena que o pai de seu filho, Beto, está morto. O exército entra no Complexo do Alemão. Pepeu atropela um homem e Morena pede ajuda a Theo. Drica avisa a Stenio que seu noivo atropelou um homem. Barros manda Jô verificar a placa do carro que atropelou o homem na comunidade. Helô se enfurece com Stenio por ter libertado mais um de seus presos. Haroldo se encanta com Lívia. Wanda explica a Jéssica o que ela e as outras meninas devem fazer quando chegarem à Europa. Drica estranha que os turcos façam tantas perguntas. Theo toca na alvorada de São Jorge. Morena vê Beto na festa da igreja e vai atrás dele. Junior sai em direção ao cavalo de Theo. Morena se enfurece com o capitão do exército e acaba presa.


TERÇA, 23 DE OUTUBRO

Morena é levada, com Junior, para uma sala do regimento. Élcio reclama com Érica sobre a falta de atenção dispensada a seu cavalo. O coronel questiona Theo sobre seu envolvimento com Érica. Raquel e Aída chegam à casa de Leonor. Amanda teme que suas cunhadas manipulem Leonor. Morena não consegue falar com Lucimar. Helô descobre que Pepeu atropelou um homem com o carro de Drica e que Stenio pediu para o caso não ser registrado. Theo pede para encerrar o caso de Morena e depois a leva em casa. Stenio obriga Pepeu a ficar em Istambul. Aisha pede para conhecer sua família biológica. Morena esquece seu celular no carro de Theo. Jéssica e as outras meninas chegam à Europa e descobrem que foram enganadas. Lívia paga Wanda pelas meninas que foram para a Europa. Nilceia volta para o Alemão. Aisha leva Drica para um spa. Lívia escolhe novas moças que serão levadas à Europa. Russo obriga Jéssica a ligar para casa. Theo procura Morena e os dois se beijam.

QUARTA, 24 DE OUTUBRO
Diva tece insinuações sobre Morena. Miro é preso. Amanda arma para que quebrem um cano em sua casa para passar um tempo na casa de Leonor. Theo pede para falar com Érica. Morena conta para Lena que ela e Theo se beijaram. Raquel e Aída reclamam de Amanda. Lívia conversa com Antônia sobre trabalho. Jéssica pensa em uma maneira de fugir. Theo termina seu namoro com Érica e marca de se encontrar com Morena. Waleska explica o esquema da boate para Jéssica. Leonor chama Raquel, Aída e Amanda para conversar. Helô fica tensa ao saber que houve um problema em sua conta. Élcio vê Theo entrar na casa de Morena e pede que Érica o encontre.

MAIS "SALVE JORGE"

- Clique aqui para conhecer os outros personagens da novela;

- Clique aqui para ler o resumo do restante dos capítulos da semana;

- Clique aqui para ver o clipe oficial com as primeiras imagens de "Salve Jorge";

- Clique aqui para ler ou reler a outra entrevista que Gloria Perez deu ao blog no início do ano.

"Salve Jorge", a nova novela das nove, estreia hoje, 22 de outubro. Fiquem ligados!



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

AVENIDA BRASIL: QUANTAS VEZES CADA PERSONAGEM FOI "CONGELADO" EM TODA A NOVELA?


Quando "Avenida Brasil" chegou ao capítulo 102, fiz um post dizendo quantas vezes cada personagem teve a sua imagem congelada no famoso efeito de final dos capítulos. Até aquele momento a personagem mais congelada tinha sido Nina, seguida por Carminha.

E agora que a novela chegou ao fim? Quantas vezes cada personagem foi congelado nos 179 capítulos exibidos? De lá para cá além dos já citados, outros personagens congelaram. Fiz o levantamento do primeiro ao último capítulo da novela, mas dessa vez mudei o critério. No primeiro post considerei alguns personagens que apareceram de costas quando foi possível identificá-los, mas agora resolvi considerar apenas os personagens congelados de frente, de maneira que seja possível identificá-los imediatamente. Lembrando que há vários capítulos em que dois personagens foram congelados juntos. Considerei todas essas vezes em que eles apareceram juntos com outros personagens, desde que fosse possível ver os rostos dos dois.

Confira agora o ranking de congelamento final de "Avenida Brasil" e todas as fotos dos personagens congelados.

A MAIS CONGELADA DE TODAS: NINA

E ninguém conseguiu superar Nina (Débora Falabella) em número de congelamentos. A protagonista da novela foi quem mais teve sua imagem congelada no final dos capítulos de "Avenida Brasil": Foram  73 vezes. Em alguns capítulos ela estava com Jorginho e Carminha. Veja as fotos de Nina congelada:

























CARMINHA: VILÃ CONGELADA

Em segundo lugar aparece Carminha (Adriana Esteves), que foi congelada em 47 capítulos. Nessa reta final ela foi bastante congelada, mas mesmo assim não conseguiu superar Nina. Uma vez ela foi congelada com Nina e no capítulo 99 foi congelada na cama com Max, quando Nina tirou fotos do casal. Veja:


















TERCEIRO LUGAR: JORGINHO

Jorginho (Cauã Reymond) ocupa o terceiro lugar na lista de mais congelados de "Avenida Brasil". Ele encerrou 17 capítulos da novela, alguns deles junto com Nina. Veja:








TUFÃO OCUPA O QUARTO LUGAR

O protagonista Tufão (Murilo Benício) congelou pouco em comparação com Nina e Carminha. A imagem dele encerrou 15 capítulos da novela. Ele já congelou junto com Carminha e Monalisa.







MAX: O QUINTO MAIS CONGELADO

Na época do primeiro post, Max (Marcello Novaes) tinha sido congelado em pouquíssimos capítulos, mas depois da metade da novela, seus congelamentos passaram a ser cada vez mais frequentes. Somando as vezes em que ele foi congelado sozinho ou com Carminha e Nina, são 12 capítulos no total. Em dois capítulo, Max foi congelado através das lentes de uma câmera: no capítulo 99 Nina o filmou na cama com Carminha (foto já reproduzida acima). Ele também foi filmado agarrando Nina em seu barco, no capítulo 144.





NILO: O MAIS CONGELADO DO LIXÃO

O vilão Nilo (José de Abreu) foi congelado 4 vezes ao longo da novela:



MONALISA E SANTIAGO: CONGELADOS IGUALMENTE

Empatados com três congelamentos cada um, estão Monalisa (Heloísa Perissé) e Santiago (Juca de Oliveira). veja:



MÃE LUCINDA CONGELOU DUAS VEZES

Mãe Lucinda (Vera Holtz) foi uma das menos congeladas de "Avenida Brasil". Ela encerrou apenas dois capítulos da novela.



OS QUE CONGELARAM APENAS UMA VEZ

E há ainda os personagens que congelaram apenas uma vez cada um. São eles: Rita (Mel Maia), Tomás (Rony Kriwat), Zezé (Cláudia Protássio), Janaína (Cláudia Missura), Leleco (Marcos Caruso) junto com Muriciy (Eliane Giardini), Débora (Nathália Dill), Ivana (Letícia Isnard) e o escudo do Divino, no último capítulo.




Veja um vídeo do Youtube com todos os congelamentos da novela:



Esses são os congelamentos de "Avenida Brasil". Agora o fenômeno chegou ao fim. Que venha "Salve Jorge"!