Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

AS NOVELAS MEXICANAS DE MAIOR SUCESSO NO BRASIL


Esse post é dedicado aos fãs das novelas latinas, as famosas mexicanas, que no Brasil são sempre associadas ao SBT, pois a emissora sempre exibiu esses folhetins em sua programação, a maioria delas com muito sucesso. A primeira novela mexicana exibida pelo SBT foi "Os Ricos Também Choram" (Los Ricos Tambien Lloram), em 1982. Em 2005 a novela ganhou um remake no SBT, protagonizado por atores brasileiros. Várias novelas mexicanas exibidas na emissora, ganharam versões brasileiras, entre elas, "Esmeralda", "Maria Mercedes", que virou "Maria Esperança", e "A Mentira" (La Mentira), que na versão do SBT, virou "Corações Feridos". A mais recente a ganhar uma versão brasileira é "Carrossel", cuja versão original foi exibida com grande sucesso no início dos anos 1990.

O auge do sucesso das histórias latinas no Brasil, deu-se na década de 1990. Até hoje o SBT reprisa essas novelas. As reprises da trilogia de novelas protagonizada por Thalia tem garantido ótimos índices de audiência à tarde. Embora atualmente as novelas mexicanas não sejam mais tão frequentes no SBT, elas são sempre referência na história da emissora, pois são responsáveis por altas audiências no canal.

A estrutura das novelas mexicanas é diferente das brasileiras. Geralmente são novelas mais curtas, com número menor de atores e grandes histórias de amor, com muito drama, mocinhas sofredoras e vilões muito malvados. Essa fórmula conquistou milhões de telespectadores no mundo inteiro.

Relembraremos agora algumas novelas latinas de grande sucesso no Brasil, todas elas exibidas no SBT.


"Os Ricos Também Choram" (Los Ricos Tambien Lloram"), exibida em 1979 no México, foi a primeira novela mexicana transmitida pelo SBT, em 1982. A novela de Inés Rodena, protagonizada por Verónica Castro, fez muito sucesso no mundo todo e no Brasil também atingiu ótima audiência, para o recém-inaugurado SBT, que ainda se chamava TVS. Ganhou um remake em 2005, protagonizado por Thaís Fersoza, que não repetiu o mesmo sucesso da novela original.


Outro grande sucesso exibido no SBT em 1984, é a novela "Chispita", de Abel Santacruz, que alçou a grande atriz e cantora Lucero ao estrelato. Lucero ainda hoje é associada ao papel da orfã Isabel "Chispita", mesmo já tendo feito muitas outras novelas. Chispita é provavelmente sua personagem de maior sucesso. A novela teve muitas reprises no SBT e ainda hoje tem uma legião de fãs.


A versão mexicana da novela "Carrossel", exibida originalmente em 1989, foi uma das novelas latinas de maior sucesso do SBT, que a exibiu no Brasil em 1991. A história conquistou crianças e adultos de todas as idades e chegou a registrar mais de 20 pontos de audiência, mesmo concorrendo com a novela das oito da Globo, "O Dono do Mundo", que não estava com boa audiência. A versão brasileira que o canal exibe atualmente, adaptada por Íris Abravanel, também é um grande sucesso de audiência, com médias na faixa dos 15 pontos.


Um clássico das telenovelas, "Cuna de Lobos", de Carlos Olmos, foi exibida no México em 1986. No Brasil, a novela ganhou o nome de "Ambição" e passou no SBT em 1991, fazendo muito sucesso. Considerada uma das melhores e mais surpreendentes novelas mexicanas de todos os tempos, é uma das novelas que mais tenho curiosidade de assistir. Ela é famosa por romper com os clichês que geralmente dominam grande parte das histórias latinas. Um dos destaques de "Ambição" é a terrível vilã Catalina Creel (Maria Rubio), que usava um tapa-olho da mesma cor da roupa que estava vestindo. 

A famosa "Trilogia das Marias", protagonizada pela atriz e cantora mexicana Thalia fez muito sucesso. Essas novelas se tornaram as mais reprisadas do SBT e são exibidas até hoje com ótima audiência nas tardes da emissora. A atual reprise é "Maria Mercedes", exibida originalmente no México em 1992 e no SBT em 1996. Antes dela foi reprisada "Maria do Bairro" (Maria La del Barrio), exibida no México em 1995 e no Brasil em 1997, sendo o maior sucesso da trilogia. Antes de "Maria do Bairro" foi reprisada outro sucesso: "Marimar" (1994/México e 1996/Brasil). Três novelas com histórias bem parecidas, mas que conquistaram o público. Em todas elas, a história de uma mocinha pobre, sofredora e ingênua, que enriquece e se torna uma grande dama da sociedade, com direito a muitas lágrimas e sofrimentos. São três novelas já clássicas que marcaram a vida de muitas pessoas.


Uma das novelas mexicanas mais queridas pelo público brasileiro é "A Usurpadora" (La Usurpadora), protagonizada por Gabriela Spanic, que viveu as gêmeas Paulina e Paola. Exibida no México em 1998 e no Brasil em 1999, a novela já foi reprisada três vezes no SBT, a última delas em 2007, mas seus fãs sonham com uma nova reprise e com certeza serão atendidos. O SBT não se incomoda de reprisar uma novela várias vezes e em breve deve trazer o folhetim de volta mais uma vez. Resta os fãs torcerem para que a história de Paulina e Paola seja uma das próximas a serem exibidas novamente no SBT.


"O Privilégio de Amar" (El Privilegio de Amar) foi exibida no SBT em 1999 e reprisada três vezes, desde então. Protagonizada por Adela Noriega e René Strickler, a novela fez muito sucesso e ganhou um remake no SBT em 2007, "Cristal", que teve os atores Bianca Castanho e Dado Dolabella nos papéis principais, mas não teve uma boa audiência.


Exibida em 2000, "A Mentira" (La Mentira) teve uma boa repercussão. Entretanto nunca foi reprisada no SBT, mas ganhou uma versão brasileira exibida na emissora esse ano que recebeu o nome de "Corações Feridos" e teve audiência regular. Ambas as novelas tiveram em torno de 100 capítulos cada.


"Rosalinda" foi a última novela protagonizada por Thalia. Exibida no SBT em 2001, a novela não foi tão popular quanto a "Trilogia das Marias", mas atingiu uma boa audiência e foi reprisada em 2004. Já que o SBT está reprisando todas as novelas protagonizadas por Thalia, é provável que em breve "Rosalinda" retorne novamente. Os fãs de Thalia iriam adorar. Recentemente em entrevista ao programa "Domingo Legal" do SBT, Thalia declarou que está negociando sua volta às novelas. O público está na torcida para que em breve ela volte com força total aos folhetins!


"A Madrasta", protagonizada pela grande atriz Victoria Ruffo, foi exibida simultaneamente no México e no Brasil em 2005, com poucos capítulos de diferença entre os que eram exibidos no México e no Brasil. Apesar do horário ingrato em que o SBT a exibiu (três horas da tarde), a novela fez muito sucesso, com audiência na casa dos 10 pontos, ótima para o horário e mesmo para uma trama exibida à noite em emissoras como SBT ou Record. Muitos torcem para uma reprise da novela, mas até agora o SBT não se pronunciou se pretende ou não reprisá-la. Resta os fãs aguardarem.


Exibida em três temporadas, a versão mexicana de "Rebelde" passou em vários horários no SBT e foi a última novela mexicana a fazer grande sucesso na emissora. O RBD fez vários shows no Brasil por causa da repercussão da novela, que transformou a banda em um verdadeiro fenômeno. A versão brasileira da novela já está na segunda temporada, é escrita por Margareth Boury e exibida na Record. Assim como no SBT, a novela já passou em diversos horários e atualmente marca baixa audiência.

Em 2011 no "Festival 30 anos do SBT" foi exibido um programa dedicado às novelas. Veja as duas partes que falam sobre as novelas latinas:

Parte 1

Parte 2

São muitas histórias e não dá para falar de todas aqui. Outras novelas latinas (nem todas são mexicanas) de destaque exibidas pelo SBT, são, em ordem alfabética: "A Feia Mais Bela" (2006), "Abraça-me Muito Forte" (2001), "Amigas e Rivais" (2002), "Amigos Para Sempre" (2001), "Amor Real" (2004), "Café Com Aroma de Mulher" (2001), "Carinha de Anjo" (2001), "Cúmplices de Um Resgate" (2002), "Esmeralda" (2000), "Lalola" (2008), "O Diário de Daniela" (2000), "Quinze Anos" (1991), "Rubi" (2005), "Rosa Selvagem" (1991), "Simplesmente Maria" (1991), e muitas outras! (Com informações da Wikipédia).

O SBT deixou um pouco de lado as novelas mexicanas e atualmente não exibe nenhuma inédita. Os fãs das histórias latinas querem muito que o canal volte a exibir essas novelas com a mesma regularidade de antes, afinal elas fazem parte da história do SBT e ajudaram muito a emissora a consolidar sua audiência. Quem sabe em breve, o SBT volte a investir nessas novelas? Tudo é possível na televisão!

Quais são suas novelas mexicanas inesquecíveis? Quais gostaria de rever?



sábado, 28 de julho de 2012

DICA DE FILME: 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO


Um dos filmes mais famosos do diretor Stanley Kubrick, "2001, Uma Odisséia No Espaço", é admirado até hoje e considerado um grande clássico do cinema. Baseado em um conto de Arthur C. Clarke, que também o transformou em romance, "2001" é um filme fascinante, com efeitos especiais tão bem feitos, que nem mesmo a tecnologia digital existente atualmente é capaz de superá-los, tal a magnitude do filme. Foi mais do que merecido o Oscar de Melhores Efeitos Especiais ganho por ele. Mas "2001" é muito mais do que só belos efeitos especiais.

Com uma estrutura complexa, o filme é dividido em quatro fases: "A Aurora do Homem", "AMT-1", "Missão Júpiter" e "Júpiter e Além do Infinito". Começando na pré-história, com humanos primitivos semelhantes a macacos, o filme vai até o ano de 2001, quando o espaço já teria sido conquistado pelo homem, que já estaria até indo para o planeta Júpiter. Um estranho monolito preto que aparece ainda na pré-história e que aparentemente emite sinais de outra civilização, liga o passado e o futuro. Durante a missão a Júpiter, os astronautas, que tem toda a nave coordenada por uma super computador, enfrentam um grande problema quando a máquina se rebela contra eles, em uma visão perturbadora dos humanos sendo dominados por máquinas. O final do filme é um verdadeiro enigma, cheio de sequências difíceis de serem entendidas e imagens fascinantes.


"Um filme que desenvolveu sua reputação por ser difícil de compreender", assim é descrito "2001" no livro "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer", que continua: "Com ampla repercussão, mas ainda único, friamente distanciado, obsessivo, pretensioso, confuso e para sempre fascinante, 2001 é tudo isso e muito mais". Essa é uma descrição perfeita do filme, que impressiona pela sua magnitude. 

"2001" não é simplesmente uma ficção científica. Sua narrativa e estrutura complexas o tornam um filme especial. Muitos que assistem ao filme reclamam do número reduzido de diálogos, mas é exatamente isso que o diferencia dos outros. Palavras do próprio diretor Kubrick: "2001 é basicamente uma experiência visual e não verbal". Para o diretor o filme "acerta o espectador em um nível interior de consciência, como a música faz, ou a pintura" e é exatamente o que sentimos ao ver o filme, que tem uma magnífica trilha sonora, tornando-o ainda mais marcante e inesquecível.


"2001, Uma Odisséia No Espaço" é um grande filme, sob todos os aspectos. Um show de imagens espetaculares e cenas inesquecíveis. Os cenários futuristas das naves são incríveis e você verá que muitas coisas em relação à revolução provocada pelos computadores, tornaram-se realidade em nossos dias. A falta de diálogos não o prejudica em nada, pois é um filme para ser apreciado com a máxima atenção. E para tentar entendê-lo é necessário assisti-lo mais de uma vez. O próprio diretor dizia que se alguém entendesse direito o filme na primeira vez, suas intenções teriam falhado. Veja o trailer do filme:



Assistir "2001, Uma Odisséia No Espaço" é uma grande experiência e no mínimo, entretenimento da melhor qualidade, daqueles que só a sétima arte oferece. É difícil descrever o filme em palavras. Assista e você entenderá porquê. 



quinta-feira, 26 de julho de 2012

NOVELÃO DA SEMANA: O MELHOR QUADRO DO VÍDEO SHOW


O quadro "Novelão da Semana", que estreou no dia 28 de maio, dentro do "Vídeo Show", transformou-se no maior sucesso do programa. Recordando novelas antigas ou mais recentes de grande sucesso, o quadro é uma verdadeira sensação e faz a alegria dos saudosistas de plantão, que adoram rever suas novelas preferidas, mesmo que em matérias curtas, de em média 5 minutos cada parte.

O "Novelão da Semana" recorda uma novela por semana, de segunda a sexta, mostrando as partes principais de cada história de maneira bem eficiente. O quadro conquistou todos os novelistas de todas as idades.


Novelas de todos os horários tem vez no quadro. Os três primeiros novelões da semana foram da década de 1980: "Tieta" (1989) de Aguinaldo Silva, "Brega & Chique" (1987) de Cassiano Gabus Mendes e "A Gata Comeu" (1985) de Ivani Ribeiro, respectivamente uma novela das oito, das sete e das seis, comprovando que o quadro não privilegia apenas as novelas das oito ou nove, que são as de maior audiência, mas relembra novelas clássicas, independente do horário em que foram exibidas.


As novelas da década de 1990 relembradas até agora são: "Renascer" (1993) de Benedito Ruy Barbosa, exibida no horário das oito; "A Viagem" de Ivani Ribeiro, exibida às sete; e "História de Amor", deliciosa novela das seis de Manoel Carlos, que me marcou muito por ser a primeira novela que me lembro de ter assistido quando era muito pequeno.

E as novelas das nove, sete e seis da década de 2000 que já passaram pelo novelão da semana, são: "Celebridade" (2003) de Gilberto Braga, "Cobras & Lagartos" (2006) de João Emanuel Carneiro e  "Estrela Guia" (2001), novela bonita e simples de Ana Maria Morethzon, que tinha a cantora Sandy como protagonista e fez sucesso, mesmo com o pequeno número de capítulos (apenas 83).


Vem por aí "Pedra Sobre Pedra" (1992) de Aguinaldo Silva e novelas da década de 1970. Torço para que grandes sucessos como "Escrava Isaura" (1976), "Cabocla" (1979), "Locomotivas" (1977), "Pecado Capital" (1975), "Dancin' Days" (1978), "Água Viva" (1980), "Amor Com Amor se Paga" (1984), "Roda de Fogo" (1986), "Cambalacho" (1986), "Vale Tudo" (1988), "Rainha da Sucata" (1990) e novelas das 10 como "O Bem Amado" (1973) e "Saramandaia" (1976), entre muitas outras, apareçam no "Novelão da Semana". São novelas que tem pouca ou nenhuma chance de serem reprisadas na Globo, talvez só no Canal Viva, mas enquanto não reprisam por lá, será ótimo revê-las em forma de compactos no "Vídeo Show".

Com o "Novelão da Semana", o "Vídeo Show" resgatou uma tradição que havia sido deixada um pouco de lado: tirar do fundo do baú grandes momentos da nossa telinha. O programa sempre teve algo dedicado a relembrar novelas e programas antigos, como o "Túnel do Tempo" e o "Revirando o baú", mas ultimamente se dedicava mais aos programas e novelas atuais. O "Novelão da Semana" é garantia de que todos os dias teremos uma sessão nostalgia para noveleiro nenhum botar defeito. Espero que esse quadro dure ainda muito tempo e continue trazendo de volta essas novelas inesquecíveis que todos nós temos prazer em recordar ou de ver pela primeira vez, já que muitas pessoas e eu estou nesse grupo, não eram nascidas ou eram muito crianças quando essas novelas das décadas de 80 ou 90 foram exibidas. E é sempre bom para a memória da teledramaturgia que as novas gerações tenham acesso a essas grandes novelas, mesmo através de um quadro em um programa. O "Novelão da Semana" é nota 10!

Perdeu algum "Novelão da Semana"? Todos estão disponíveis no site do "Vídeo Show".

Quais novelas antigas, aquelas que dificilmente serão reprisadas no "Vale a Pena Ver de Novo" vocês gostariam de ver ou rever no "Novelão da Semana"




segunda-feira, 23 de julho de 2012

QUANTAS VEZES CADA PERSONAGEM FOI "CONGELADO" EM AVENIDA BRASIL?


Tão famoso quanto a novela é o famoso efeito no final de cada capítulo de "Avenida Brasil", onde as fotos dos personagens ficam em preto e branco dando a impressão de que estão congeladas até o dia seguinte, quando começar um novo capítulo. Esse efeito faz tanto sucesso, que já existe até um aplicativo grátis na internet, que nos permite fazer a mesma coisa com nossas fotos. Semana passada todo mundo "congelou" geral nas redes sociais, em homenagem aos 100 capítulos da novela.

Mas quantas vezes cada personagem ficou congelado nos 102 capítulos exibidos até agora? Não é necessário pensar muito para concluir que Nina é a mais congelada até o momento, pois a maioria dos capítulos se encerra com uma foto dela, seja feliz, tensa, alegre ou assustada. Mas você tem ideia de quantos capítulos tiveram Nina Congelada até agora? E Carminha? E Jorginho? E Tufão? 

Saiba agora quais personagens tiveram suas fotos congeladas no final dos capítulos e quantas vezes aconteceu com cada um deles:

NINA (Débora Falabella): A protagonista da novela teve sua imagem congelada em 54 capítulos, sendo que em 42 capítulos ela estava sozinha e no restante acompanhada de alguém. Ela já congelou ao lado de Carminha, Jorginho e Max. Vejam algumas fotos famosas da protagonista congelada no final dos capítulos:




A vilã CARMINHA (Adriana Esteves) teve sua foto congelada em 20 capítulos até agora. Na maioria das vezes ela estava sozinha, exceto na vez em que estava beijando Tufão nos primeiros capítulos, quando estava com Nina na rodoviária, um dos congelamentos mais populares dela; e quando estava na cama com Max e foi flagrada por Nina. Veja algumas fotos de Carminha congelada:




JORGINHO (Cauã Reymond) já encerrou 15 capítulos da novela, a maioria sozinho, mas em alguns capítulos ele foi congelado ao lado de Nina. Veja:


O protagonista TUFÃO (Murilo Benício) foi o primeiro a ter sua imagem congelada logo no primeiro capítulo da novela, mas até agora encerrou apenas 8 capítulos da trama, em alguns deles, congelado ao lado de Carminha e Monalisa:



MAX (Marcello Novaes) teve a imagem congelada 6 vezes, três delas ao lado de Nina e uma com Carminha na cama, sendo que nas três fotos em que ele está com Nina, aparece de costas e quase não podemos identificá-lo. Veja três das fotos de Max congelado:


O terrível NILO (José de Abreu) teve a imagem congelada 3 vezes, em todas elas, feliz por descobrir alguma coisa sobre Nina para tirar proveito. MONALISA (Heloísa Perissé) também foi congelada em 3 capítulos, dois deles ao lado de Tufão. Veja as fotos de Nilo e Monalisa:



E para encerrar, os personagens que foram congelados apenas uma vez, cada um. São eles: RITA (Mel Maia), TOMÁS (Rony Kriwat), MÃE LUCINDA (Vera Holtz) e SANTIAGO (Juca de Oliveira), que logo na primeira cena de sua participação na novela, foi congelado no final do capítulo. Veja:



Esses são os personagens que foram congelados até agora no final dos capítulos de "Avenida Brasil", lembrando que incluí em cada personagem as vezes em que eles foram congelados junto com outras pessoas. Considerei alguns personagens que foram congelados de costas, sempre que foi possível identificá-los.

Será que algum deles tem chances de ultrapassar Nina até o final da novela? É difícil, mas não impossível, afinal ainda tem quase 100 capítulos pela frente. Por enquanto a que está mais perto de Nina é Carminha. Embora a diferença entre as duas seja grande, e dificilmente Nina perca o primeiro lugar, Carminha é a única que pode ter chances de ultrapassá-la, pois deve congelar muitas vezes ainda até o final.

Só ficando de olho na novela para saber quem serão os próximos e torcer para que outros personagens além dos citados acima,  sejam congelados pelo menos uma vez até o final da novela.

Quer congelar também? Clique aqui e saiba como fazer.

E Você? Que personagens gostaria de ver congelados em "Avenida Brasil"?

Clique aqui para ler o post atualizado dizendo quantas vezes cada personagem foi congelado nos 179 capítulos da novela.