Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SBT E RECORD EM DISPUTA ACIRRADA PELO SEGUNDO LUGAR


Há alguns anos  quando o SBT ocupava o segundo lugar na preferência dos telespectadores, a emissora era totalmente desorganizada: programas entravam e saíam do ar com uma rapidez impressionante de acordo com a audiência, às vezes sem nenhum aviso prévio; sem contar as inúmeras mudanças de horário, feitas como "estratégia" para ultrapassar a Globo. Durante muitos anos o SBT desrespeitou os telespectadores com esse comportamento, até que o público se cansou de ser enganado. Ao mesmo tempo a Record passou a investir pesado em sua programação e reforçou seu quadro de apresentadores e jornalistas, além de adotar um modelo de programação parecido com o da Globo e reativar seu núcleo de teledramaturgia, o principal responsável pelo crescimento da emissora, que aos poucos, foi ultrapassando o SBT até atingir finalmente a vice-liderança.

Quando estava em segundo lugar, a única preocupação do SBT era ultrapassar a Globo e por isso fazia tantas mudanças em sua programação. Essa desorganização é uma das principais causas da perda da segundo lugar para a Record. A Record, que durante algum tempo apresentou uma programação de qualidade, logo começou a imitar não só a Globo, mas também o SBT, pois adquiriu o antigo hábito da emissora de Sílvio Santos: mudar programas de horário constantemente. Nem as novelas estão livres e muitas já sofreram mudanças. "Rebelde", que já passou em vários horários, ultimamente estava   sendo exibida às 19 horas, mas desde a semana passada, mudou para as 19h e 50min. A última novela a sofrer mudança de horário foi "Máscaras", que com a estreia do reality "A Fazenda", mudou para as 23h e 15min. Ultimamente a programação da emissora está cada vez mais desorganizada. Alguns programas mudam de horário de repente.

Por causa de "A Fazenda", "Máscaras" acaba de mudar de horário na Record.

O SBT demorou, mas aprendeu a lição, embora tarde demais. Sua programação agora é bem estruturada, seus horários são cumpridos rigorosamente e suas últimas novelas não tem sofrido mudanças de horário. Isso está fazendo a fidelidade do público aumentar a cada dia. Já a Record enfrenta atualmente a maior crise de audiência desde que assumiu o segundo lugar. Suas novelas e programas sofreram uma grande queda e o SBT já é vice-líder em vários horários. O sucesso do momento é a novela "Carrossel", que desde sua estreia vem mantendo índices que nem a emissora esperava: entre 10 e 12 pontos. A Record assustada, fez algumas mudanças em sua programação. Mudanças que até o momento não deram muito resultado. Vários outros programas do SBT estão em uma boa fase de audiência, enquanto a Record não para de cair.

"Carrossel" está alcançando audiência surpreendente para o SBT.

Com a estreia de "A Fazenda", que marcou a excelente média de 17 pontos de audiência, "Máscaras" também teve um aumento em seus índices e subiu dos 4 pontos que tinha marcado na segunda-feira, para 8. Mas ainda é cedo para saber se "A Fazenda" vai continuar mantendo esses índices, afinal as temporadas anteriores também marcaram boa audiência na estreia, mas foram caindo depois. Vamos aguardar.

O que percebemos no momento é que a disputa entre SBT e Record voltou a ficar muito acirrada. Dois anos atrás parecia impossível que o SBT voltasse a ultrapassar a Record, mas atualmente o cenário é outro e a Record, que só se preocupava em ultrapassar a Globo e tinha esquecido do SBT, está tendo problemas por ignorar a emissora, que já mostrou estar disposta a reassumir o segundo lugar.

A Globo sempre teve uma programação muito planejada e seus programas dificilmente mudam de horário, o que mantém a fidelidade do público. O SBT está seguindo o mesmo caminho e está agradando a todos, pois o público se sente desrespeitado com constantes mudanças de horário em qualquer emissora. Não há fidelidade que resista. A Record está repetindo os mesmos erros que o SBT cometeu no passado, em vez de aprender com eles. O maior problema com a Record atualmente são os horários desorganizados e talvez por isso a audiência tenha caído tanto. A emissora precisa planejar melhor a sua programação e resolver esses problemas antes que seja tarde demais, como aconteceu com o SBT. Ainda não dá para saber se o SBT reassumirá a vice-liderança, mas se as coisas continuarem como estão, ele vai se aproximar cada vez mais. 

Vamos continuar acompanhando a disputa entre as emissoras e que vença a melhor!





sexta-feira, 25 de maio de 2012

O MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTER


Minha dica de leitura da semana é a coleção de livros da série Harry Potter, da britânica J. K. Rowling.

J. K. Rowling começou a escrever o primeiro livro da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" em 1990. Publicado em 1997 depois de ser recusado por várias editoras, o livro transformou-se num fenômeno que rendeu várias críticas positivas e prêmios à autora. Quando publicou o primeiro volume da série, J. K. Rowling já tinha esboçado os acontecimentos de todos os outros livros.

Ao primeiro livro seguiram-se "Harry Potter e a Câmara Secreta" (1998), "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (1999), "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2000), "Harry Potter e a Ordem da Fênix" (2003), "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2005) e "Harry Potter e as Relíquias da Morte" (2007), cada livro sempre atingindo número de vendas maior que seu antecessor. A série de livros foi traduzida para mais de 60 idiomas e vendeu mais de 400 milhões de exemplares em todo o mundo!

J. K. Rowling, a autora de Harry Potter.

J. K. Rowling, cujo o nome é Joanne Kathleen, resolveu adotar esse pseudônimo para que as pessoas não a identificassem imediatamente como mulher, pois ela temia que muitos garotos tivessem preconceito de ler um livro escrito por uma mulher, mas isso não aconteceu e Harry Potter já é considerado um clássico da literatura mundial. Foi transformado numa série de filmes de muito sucesso, jogos de vídeo game e muitos outros produtos com a marca do personagem. Joanne, que era muito pobre e não tinha nem casa própria, passava por um momento muito difícil em sua vida antes de publicar seus livros, mas ficou milionária depois da fama e hoje é uma das mulheres mais ricas do mundo. Sua história de vida é incrível e como ela mesma disse em um documentário que assisti sobre sua trajetória, às vezes se pergunta se não está sonhando, pois sua vida deu uma reviravolta digna dos contos de fadas.

A história de Harry Potter já é conhecida de todos: Harry é um garoto  orfão  de pai e mãe, que vive com os tios Valter e Petúnia Dursley, que o detestam e escondem dele sua verdadeira história. Só ao completar 11 anos Harry descobre que é bruxo ao ser chamado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na Grã-Bretanha. Ele descobre que seus pais foram mortos pelo bruxo das trevas mais temido por todos, Lorde Voldemort. Ao lado de seus amigos Rony e Hermione, Harry enfrenta muitos desafios para derrotar Voldemort, que continua querendo acabar com ele.

Elenco da série de filmes baseada nos livros.

Muitas pessoas tem preconceito com as histórias de Harry Potter e eu era um desses. Confesso que ao assistir os primeiros filmes achei tudo meio bobo e sem graça, mas foi só começar a ler os livros que a história me conquistou. Não dá para julgar os livros pelos filmes porque os formatos são muito diferentes e no caso de Harry Potter,  os livros são muito melhores. Só passei a gostar dos filmes depois que li os livros.

O estilo literário de J. K. Rowling é fascinante! Ela faz parte do raro time de autores que prendem a nossa atenção do começo ao fim mesmo que os livros sejam enormes. Sua escrita é tão gostosa que após começarmos a ler, não conseguimos mais parar até chegar ao final e quanto mais lemos, mais gostamos. Os livros contém drama, ação, suspense, romance, mistério, humor, tudo na media certa para todos os gostos e não é à toa que Harry Potter agrada crianças, jovens e adultos de todas as idades. Não é fácil manter o público interessado por uma mesma história ao longo de 10 anos, mas J. K. Rowling conseguiu isso com sua série de livros e deixou os leitores com muitas saudades. Tudo é descrito tão detalhadamente que o mundo mágico criado por ela em Harry Potter se torna verossímil e chegamos quase a acreditar que ele é real e que existem bruxos vivendo clandestinamente entre nós. Que atire a primeira pedra aquele que leu os livros e não sentiu vontade de conhecer ou estudar no castelo de Hogwarts!

J. K. Rowling com Daniel Radcliffe, Ema Watson e Rupert Grint, atores que viveram seus personagens no cinema.

Os três primeiros livros da série são mais infantis e mostram os protagonistas ainda crianças descobrindo o mundo da magia. "O Cálice de Fogo" é um livro de transição entre a primeira e a segunda fase da história, onde os personagens vivem os primeiros conflitos da adolescência. A Partir de "A Ordem da Fênix" a história vai se tornando cada vez mais sombria, mais adulta e mais emocionante, à medida que o clímax se aproxima. Não consigo escolher meu livro preferido, mas sem dúvidas o mais bem escrito da série é "As Relíquias da Morte", onde todos os mistérios de todos os livros são desvendados.

Lendo o último livro da série ficamos ainda mais admirados com a genialidade de J. K. Rowling. Coisas aparentemente banais que aconteceram nos primeiros livros revelam ter uma importância fundamental nos rumos da história. Ao longo dos livros a autora foi soltando pistas aqui e ali de uma forma que os leitores menos atentos nem perceberam, para no último último livro revelar todas as ligações entre as coisas, mostrando uma história complexa e muito bem armada onde tudo se encaixa perfeitamente, de modo a não deixar a menor dúvida de que quando começou a escrever o primeiro livro, a autora já sabia o que ia acontecer em todos os outros. 

O novo livro de J. K. Rowling, que será o primeiro romance para adultos da autora, será lançado em setembro e se chama "The Casual Vacancy". Ainda sem título oficial em português, o livro terá 480 páginas e será publicado no Brasil pela Editora Nova Fronteira. Estamos todos ansiosos para ver como será a sua primeira história depois de Harry Potter.

Não dá para descrever a série Harry Potter em palavras, pois nenhuma descrição traduz a sensação de ler a história. Leia os livros com atenção, assista aos filmes, enfim, entre no mundo mágico e cheio de fantasia de Harry Potter, com a certeza de encontrar um entretenimento da melhor qualidade. E bata palmas para o talento da genial J. K. Rowling!





quarta-feira, 23 de maio de 2012

NOVELAS ESCRITAS A QUATRO MÃOS VALEM A PENA


A novela "Cheias de Charme" é uma unanimidade: todos parecem gostar  dela, que vem conquistando elogios do público, da crítica e o que é melhor, altos índices de audiência. Os telespectadores foram conquistados pela história simples, romântica, leve e muito divertida, com um grande elenco e um texto inspirado dos autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, que assinam sua primeira novela-solo. 

Há um ditado que diz que duas cabeças pensam melhor que uma e isso parece ser verdade ao menos no que diz respeito às novelas. Se prestarmos atenção, veremos que ultimamente quase todas as novelas escritas por dupla de autores estão dando certo. "Cheias de Charme" é a novela da vez.

Os autores de "Cheias de Charme": Izabel de Oliveira e Filipe Miguez.

Em uma época em que muitos dizem que a teledramaturgia anda meio repetitiva e desgastada, emissoras como Globo e Record estão testando novos autores para renovar seu quadro de novelistas e trazer um pouco de frescor e novidade às novelas. As novelas desses novos autores costumam ser na maioria das vezes bem recebida por todos. 

É claro que uma novela não precisa ser necessariamente escrita por dois autores principais para ser bem sucedida. Temos excelentes exemplos de autores como João Emanuel Carneiro e Lícia Manzo que escrevem sozinhos (sozinhos é modo de dizer, pois todos contam com colaboradores) e dão conta do recado, sempre com ótimas histórias, mas novelas escritas em parceria entre dois autores principais que criam a sinopse e desenvolvem a história, nunca estiveram tão em alta como agora. Não faltam exemplos de novelas escritas a quatro mãos que fizeram sucesso.

Thelma Guedes e Duca Rachid, consideradas duas grandes autoras da nova geração, escrevem juntas desde que fizeram a segunda versão de "O Profeta" (2006), que foi um grande sucesso. Depois disso as duas escreveram "Cama de Gato" (2009) e "Cordel Encantado" (2011). Ambas as novelas conquistaram o público e "Cordel" é considerada uma das novelas mais inovadoras dos últimos anos, pois ousou ao unir nobreza europeia e cangaceiros do sertão nordestino, em uma história que lembrava um verdadeiro conto de fadas. As duas autoras pretendem continuar escrevendo juntas.

Thelma Guedes e Duca Rachid.

O autor Gilberto Braga formou uma parceria com Ricardo Linhares, com quem escreveu suas duas últimas novelas, "Paraíso Tropical" (2007) e "Insensato Coração" (2011), que dividiram opiniões positivas e negativas do público e da crítica, mas foram novelas ágeis e agradáveis, pelo menos para mim, que gostei de ambas. Ricardo Linhares também já escreveu novelas em parceria com Aguinaldo Silva como "Tieta" (1989) e "A Indomada" (1997), que foram grandes sucessos; E uma das novelas de maior sucesso de todos os tempos, "Vale Tudo" (1988), foi escrita por três autores principais em total sintonia uns com os outros: Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres.

Outras parcerias famosas são entre Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, que escreveram juntos as bem sucedidas minisséries "Um Só Coração" (2004) e "JK" (2006). Maria Adelaide escreveu também com Walter Negrão, na minissérie "A Casa das Sete Mulheres" (2003), um dos mais belos trabalhos já exibidos na televisão. 

Ricardo Linhares e Gilberto Braga.

Alcides Nogueira escreveu o remake de "O Astro" (2011) em co-autoria com Geraldo Carneiro. Sua próxima novela para o horário das seis também será escrita em parceria, desta vez com Mário Teixeira. Por falar em novela das seis, a substituta de "Amor Eterno Amor", com o título provisório de "Lado a Lado" é outra que será escrita por dois autores, João Ximenes Braga e Cláudia Lage, que assim como os autores de "Cheias de Charme", farão suas estreias como autores titulares.

Como viram, são inúmeros os exemplos de novelas escritas por dois autores que fizeram sucesso e mostraram-se ótimas novelas. Claro que isso não é garantia de sucesso e que novelas assim também podem fracassar se os autores não tiverem entrosamento, mas quando são dois autores com química, afinidade e disposição para contar uma boa história, aumentam as chances de serem produzidas novelas tão boas quanto as citadas aqui. Dois autores com boas ideias tem chance em dobro de fazer uma novela bem feita. Isso evita inclusive que toda a responsabilidade da novela caia em cima de um só autor e os dois juntos tem mais facilidade para encontrar soluções para os problemas. 

Quem sai ganhando com tudo isso são os novos autores, que tem mais oportunidades e o público, claro, que tem acesso a melhores novelas. "Cheias de Charme" está aí para comprovar isso.







segunda-feira, 21 de maio de 2012

ENTREVISTA: MAURÍCIO MACHADO - VETERANO NO TEATRO


O ator Maurício Machado tem uma longa carreira no teatro. São  25 anos fazendo o que ele mais gosta: atuar. Ele já fez parte de muitas peças de sucesso, entre elas "As Filhas da Mãe", "Agora ou Nunca" e "Cyrano". Na TV Maurício atuou pouco em comparação com  sua vasta carreira no teatro, mas já fez participações em novelas  de grande sucesso como "Alma Gêmea" e "Cordel Encantado" e gosta muito de atuar nos dois veículos. Atualmente em cartaz com a peça "Solidão, a Comédia",  Maurício  conta nessa entrevista um pouco de sua trajetória no teatro e na televisão, fala sobre a nova peça e seus grandes sonhos, entre outras coisas. Fica evidente a grande paixão de Maurício por sua profissão e o quanto ele é feliz fazendo o que gosta. Saiba mais sobre Maurício Machado:

SUPER TV E MAIS! -  Você já tem mais de 20 anos de carreira, mas atuou principalmente no teatro e suas participações na TV são poucas. Isso foi uma opção sua, se dedicar mais ao teatro? 

MAURÍCIO - Meu primeiro contato foi com o Teatro, foi lá que meu amor se manifestou por completo. Embora me imaginasse ainda criança inserido naquele universo das artes que conhecia através da televisão... (não só do teatro que via através da TV, mas o das novelas!), quando via crianças de minha idade sempre me via nelas ali. A TV não é particularmente uma opção do ator, é um desejo comum entre ambos... artista e empresa! No início de minha carreira quis fazer, cheguei a entrar na oficina de atores da Rede Globo, mas oportunidades não me foram dadas. Não sofri. Fui cuidar dos meus desejos e tentar o que sempre quis... meus desejos e sonhos ... que esbarravam na intenção mais íntima de sobreviver de meu ofício e conquistar respeito. A partir daí... o caminho para a TV acabou sendo inevitável... e minha estreia na TV se deu 18 anos depois do início de minha trajetória.

SUPER TV E MAIS! - Entre suas participações em televisão, estão as novelas "Alma Gêmea" e "Cama de Gato". Você tem algum plano de voltar a TV em breve?

MAURÍCIO - "Alma Gêmea" foi minha estreia... em 2006. Foi um grande presente de Walcyr Carrasco sobretudo. E também do Jorginho Fernando que já havia me visto no teatro algumas vezes, e foi muito generoso e gentil comigo, que entrei  para fazer cerca de 30 capítulos numa novela "bombada" na reta final...  ou seja, um desafio e tanto! O personagem era incrível. Esperei convites ... e veio da Record, para fazer "Cidadão Brasileiro", novela do Lauro Cesar Muniz, foi bárbaro porque era o oposto do Baltazar de  “Alma Gêmea”, um guerrilheiro político... Depois, "Cama de Gato"; uma participação como o namorado DJ da personagem de Ingrid Guimarães no "Fantástico" e aí veio "Cordel Encantado". O curioso é que em todas elas foram sempre papéis ótimos, mas sempre algo em torno de 30 a 45 capítulos. Tô ficando craque nisso. E o público na rua, me pergunta e me cobra porque eu só faço participações especialíssimas assim em novelas. Quanto aos planos de voltar a TV... bom, há o desejo...


Maurício Machado nas novelas "Alma Gêmea" (2005), "Cidadão Brasileiro" (2006) e "Cordel Encantado (2011).

SUPER TV E MAIS! - Quais são as principais diferenças entre atuar na TV e no teatro? O que te deixa mais feliz?

MAURÍCIO - Na TV como tudo é instantâneo, imediato, isso te obriga a estar muito mais atento e sempre pronto para os desafios de cada situação  nova que seu personagem enfrentará, fora o fato de decorar, ser dirigido em cenas distintas ... E isso te deixa muito mais rápido e afiado como ator no teatro. Na TV ainda, como ela é recheada de efeitos, cortes, trilhas... às vezes você não só não tem muita noção de como ficou a cena, como acha que o desempenho poderia ter rendido melhor, mas não dá mais tempo de voltar a fazer, e até que se entre no ar, você fica numa expectativa de checar o resultado da cena, e quando vê... Os editores são grandes artistas também. No teatro não! É tudo com você ! Ah... e  com a valiosa (e nem sempre... rsrsrs) calorosa contribuição do público.

Com a atriz Marcela Valente em "Cama de Gato" (2009).

SUPER TV E MAIS! -  Você sempre quis ser ator? Fale um pouco da sua trajetória.

MAURÍCIO - Há quase 25 anos atrás, no Rio de Janeiro. Desde meus 12/13 anos tinha pura convicção de queria seguir a carreira de ator. Minha primeira lembrança de tomar alguma iniciativa nesse sentido foi aos 10 anos quando ouvi na Rádio Globo a chamada para o teste para escolher o Pedrinho, do "Sítio do Picapau-Amarelo", pedi a minha mãe e ela disse que não me levaria; de lá até os 12 anos tentei ser sempre o escolhido na escola, nas encenações da igreja (fui coroinha, porque no fundo acho que pensava estar no palco ... ha ha), mas como era muito tímido nunca era o escolhido. Sofria com isso. Aos 12 pedi ao meu pai para fazer o Tablado (era o único curso de teatro que ouvia falar), meu pai se negou, disse que não queria isso para mim etc e tal. Uma Semana depois o destino deu uma forcinha e ingressei no teatro amador da escola (tive que falsificar as autorizações deles, e os fui enrolando por quase um ano), depois ingressei em mais 3 grupos amadores, e aos 15 fiz minha estreia profissional, através de um teste que vi num jornal de classificados do Rio, a partir daí não parei mais, e já depois de profissional investi pesado nos estudos: fiz cursos complementares de interpretação, workshops, aulas de canto, (aliás até hoje!), jazz, sapateado, cursei a escola de balé do teatro municipal do Rio, a escola nacional de circo (acrobacia, trapézio, corda, perna de pau e clown), curso de produção para teatro, cinema e TV, interpretação para cinema com a Tizuka Yamasaki  ... ufa! As dificuldades foram grandes porque conhecia pouquíssimas pessoas do meio, nasci na zona norte do Rio, então também não tinha a trupe de nenhum lugar para me socializar no meio, filhos de imigrantes, e matando muitos leões sempre. Aliás este capítulo ainda não é tão diferente, embora há algum tempinho venha colhendo alguns bons louros ... também pudera né ? (Risos).


Em  "As Traças da Paixão", de Alcides Nogueira.

SUPER TV E MAIS! - Trabalhos preferidos na TV ou no teatro: você consegue escolher?

MAURÍCIO - Acho que os personagens são para nós atores como filhos, e o amor que se tem por cada criação, nos impede de eleger um ... Mas tenho muito orgulho de tudo que fiz até agora... sobretudo os da fase em que comecei a me produzir há 16 anos atrás, quando acho que minha carreira deu uma guinada! Cansa demais produzir! É um trabalho insano... mas não sei, se não tivesse sido assim ... se teria feito os papéis incríveis que fiz. os que mais me excitam são sempre os mais complicados de fazer, e claro os que nos trazem felicidades também. Mas no conjunto global dos meus 25 anos, posso destacar: o exercício dos sete e três personagens masculinos respectivamente de "As Filhas da Mãe" e "Agora ou Nunca"; foi gostoso o Quasímodo (de "O Corcunda de Notre Dame"), o Fantasma Dom Eurico ("O Mistério do Fantasma Apavorado", adaptação do conto de Oscar Wilde "O Fantasma de Canterville"), o Baltazar de "Alma Gêmea", o Cyrano de Bergerac ("Cyrano"), o Henrique ("Cidadão Brasileiro"), o Paco (de "As Traça da Paixão"), as 5 criaturas de “Solidão, a Comédia" e o Silvério Duarte de  "Cordel Encantado". E agora tenho certeza que será o próximo.

   
Nas peças "O Corcunda de Notre Dame" e "O Mistérios do Fantasma Apavorado".

SUPER TV E MAIS! - Você está em cartaz com a peça "Solidão, a comédia". Fale um pouco sobre a peça.

MAURÍCIO - A peça reestreará em São Paulo, agora numa segunda temporada na cidade, curta (de 25 de Maio a 01 de Julho) e super popular (R$ 10,00 e R$ 5,00), no Teatro Zanoni Ferrite, no bairro Vila Formosa, na região do Tatuapé. São 5 esquetes completamente diferentes cada uma delas, com 5 personagens diferentes, onde interpreto 2 masculinos e 3 femininos, todos eles de alguma maneira trazem o tema da solidão, mais direta ou mais subliminar ... mas com a característica de subverter, de driblar um tema que poderia parecer denso, pesado ... Com humor! E descontração. Todos eles driblam com a "insanidade" de suas personalidades  hilariantes ... Todos nós conhecemos ou já vimos um ou todos esses personagens ali retratados em 1 hora e 15 m de espetáculo: Um homem no cinema à espera da namorada que não chega e sua relação com o filme; Solange, a prostituta; Tony, um elegante socialite metrossexual;  a jovem Geneviéve, desesperada em busca de sua alma gêmea, e a doce amiga Lucy, que vai visitar sua "melhor" amiga hospitalizada ...
Foi produzido com muito carinho, tem uma das equipes mais extraordinárias com quem já trabalhei... Além da direção do  Claudio Tovar (atualmente no ar em "Cheias de Charme", como o seu Malaquias), ele que é também craque máximo dos cenários e figurinos e assina a peça; além do mestre da luz, Aurélio Di Simoni, a trilha incrível de Alexandre Elias (mesmo diretor do musical de "Tim Maia"); e ainda a possibilidade de se divertir assistindo e também se emocionar com o espetáculo, não é incrível isso?


Cartaz da peça "Solidão, a Comédia", em cartaz atualmente.


SUPER TV E MAIS! - Há algum personagem na TV ou no teatro que você sonha interpretar?

MAURÍCIO - Sim, vários!!! Não sei se terei tempo nesta vida para todos eles ... Mas no teatro quero fazer personagens escritos por Nelson Rodrigues, Harold Pinter, Shakespeare, Plínio Marcos, Tennessee Williams e dos contemporâneos, tem uma galera jovem bem boa chegando com tudo ... Não gostaria nem de citar os personagens, que vai que alguém já faz antes... (Risos). Mas tenho vários planos, e já estou com um super ideia de um espetáculo adulto (mas não é para agora e a ideia seria para 2014, para poder fazer com calma e na disponibilidade do diretor, Ulysses Cruz, com quem quero muito trabalhar) e a outra ideia é um infantil superprodução e fora ainda dos modelos convencionais de teatro. Na TV é difícil desejar um papel... não se produzem obras clássicas na TV, mas um vilão seria divertido, ou um tipo suburbano, enfim,  deixo a vida e a sorte se encarregarem.  

SUPER TV E MAIS! - Você acha que leva mais jeito para drama ou comédia?

MAURÍCIO - Bom, acho que o público talvez possa dizer isso ... fiz dramas e comédias. E quando estou fazendo comédias escuto que levo jeito para elas e vice-versa quando faço dramas. Gosto de transitar por tudo. Gosto de mesmo na comédia, lidar com questões ligadas a alma humana, que digam alguma coisa.

SUPER TV E MAIS! - Em entrevista para esse blog, Nívea Stelmann disse que pretende voltar aos palcos em breve com você. Como anda esse projeto? Vocês já tem o texto da peça?

MAURÍCIO - Tive o prazer de trabalhar com a Nívea em "Cyrano", onde éramos nós dois os protagonistas. E Nívea, foi uma gratíssima surpresa ... Porque além de arrebentar como minha Roxane, era uma colega e tanto ... E nossa, prezo tanto isso no Teatro!
Não tenho mais nenhum saco, nem disposição para estrelismo, destempero, falta de profissionalismo, falta de ética e vaidade exacerbada. E a Nívea é a antítese disso tudo. Dedicada, competente, talentosa e extremamente profissional. Era sempre a primeira  a chegar, e a que sempre chegava com o texto na ponta da língua antes de todos!
Estamos ainda na luta de encontrarmos esse texto que nos motive, nos encha de tesão, porque a empreitada de teatro por menor que seja, são semanas, meses de ensaio, depois a carreira da peça ... Então, precisa ser algo que você se envolva por inteiro.


Maurício com o elenco da peça "Cyrano".


SUPER TV E MAIS! - Por que você acha que o teatro continua sendo tão pouco valorizado em nosso país? Você acha que tem a ver com os preços dos ingressos ou o povo tem preguiça de sair até o teatro e prefere ver TV?

MAURÍCIO - Dizer que os ingressos são caros e inacessíveis, virou um mito. Uma desculpa para a omissão cultural e intelectual da educação de um povo. Quem diz isso, é quem realmente não tem interesse, se não somos despertados para tudo que a emoção, que a cultura pode nos oferecer, é alienação pura, a arte nos faz enxergar e compreender (e nos emocionar) um senso crítico, estético, humano e igualitário mais aguçado. Sem isso creio eu, somos verdadeiros alienados.
Toda cidade Brasileira, por menor que seja tem manifestações artísticas teatrais promovidas pelo governo, ou por ONGs ou entidades ou grupos diretos. Por todo lugar que passo vejo espetáculos com entrada franca, com ingressos super populares (muitos inclusive com atores famosos). Em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro a continuidade disso é ainda mais perene, haja visto que entidades como SESC, SESI, Banco do Brasil, Correios, Teatros da prefeitura, Teatros do estado etc., tem salas de espetáculos e/ou centros culturais muito bem equipados com ingressos máximos a R$ 10,00 ou R$ 15,00, ou seja ... menos que um lanche fast-food ou o cinema.
Agora paga caro quem quer ver o musical da Broadway com 60 pessoas no palco, 20 na orquestra num  teatro particular de shopping Center.
Portanto, não compreendo viver sem música, teatro, cinema... para mim são alimentos e respiros para a alma e espírito.

SUPER TV E MAIS! - Você tem algum grande sonho que gostaria de realizar?

MAURÍCIO - Sim. Tenho 2. Desde o início meus sonhos nunca passaram pelo lugar de ser famoso ... ou celebridade (acho que nem existia esse nome! RS). Meu sonho sempre foi conquistar  sobrevivência e respeito na minha profissão. Acho que hoje consegui a duras penas e muito suor, um pouco de ambas. Então continuo com 2 sonhos que carrego comigo desde àquela época:
O primeiro deles seria fazer teatro de segunda a segunda!
O segundo deles seria ter meu próprio teatro!!

SUPER TV E MAIS! - Obrigado pela entrevista e boa sorte em seus próximos trabalhos, Maurício!

MAURÍCIO - Muito Obrigado! Pra todos vocês também!!


Maurício Machado também está no Twitter. Para quem quiser segui-lo, seu perfil é @mauriciomofic Sigam-no!





quinta-feira, 17 de maio de 2012

AS NOVELAS DE CASSIANO GABUS MENDES - 2ª PARTE (FINAL)

Dando continuidade ao "Recordando" com as novelas de Cassiano Gabus Mendes, relembraremos agora as últimas seis novelas desse grande autor, que morreu em 1993.

7- CHAMPAGNE (1983)


Primeira novela de Cassiano Gabus Mendes para o horário das oito, "Champagne" conta a história de Gastão (Sebastião Vasconcelos), suspeito de assassinar a empregada Zaira (Suzane Carvalho), que foge para não ser preso. 13 anos depois, com a ajuda do filho Nil (Tony Ramos), ele pede a reabertura do processo e luta para provar sua inocência. Essa decisão mexe com a vida de seus amigos envolvidos na história, que se reencontram na inauguração do Bar Champagne. Nil se envolve com três mulheres, Marli (Solange Teodoro), Anita (Louise Cardoso) e Eli (Lúcia Veríssimo). No final da novela descobre-se que o verdadeiro assassino é Jurandir (Mauro Mendonça). Também fez sucesso as confusões do casal Regina (Irene Ravache) e João (Antônio Fagundes), dois atrapalhados ladrões de jóias.



Abertura de "Champagne".

8 - Ti Ti Ti (1985)


Talvez o maior sucesso de audiência de Cassiano Gabus Mendes, "Ti Ti Ti" usou o mundo da moda como palco para uma divertida história que conquistou os telespectadores com as brigas dos "inimigos mortais" André Spina (Reginaldo faria) e Ariclenes Martins (Luis Gustavo), que sempre brigaram muito desde a infância. O tempo passa e André se torna um costureiro de sucesso conhecido como Jacques Leclair. Tentando derrubar o rival, Ariclenes assume a identidade do espanhol Vitor Valentim, que procura revolucionar a costura com modelos ousados, e os dois passam a se enfrentar profissionalmente. Quem cria os modelos dos vestidos de Valentim é Cecília (Nathália Timberg), mulher com problemas mentais que é a mãe desaparecida de André. Em 2010 a novela ganhou um remake escrito por Maria Adelaide Amaral, que utilizou também histórias e personagens de "Plumas & Paetês". Vários personagens de outras novelas de Cassiano Gabus Mendes fizeram participações especiais no remake, que também fez muito sucesso. Um dos destaques de "Ti Ti Ti" é sua criativa abertura. Veja:




9 - BREGA & CHIQUE (1987)


O empresário Herbet Alvaray (Jorge Dória) simula sua morte e foge do país para escapar da falência. Ele sempre escondeu ter duas famílias. Cheia de dívidas, Rafaela (Marília Pêra), a esposa oficial, se muda para a periferia de São Paulo, onde conhece a pobre e brega Rosemere (Glória Menezes), a outra esposa de Herbet. Ignorando que são casadas com o mesmo homem, as duas ficam amigas e Rosemere inesperadamente, herda uma fortuna em dólares. Enquanto Rosemere ajuda Rafaela a se adaptar à vida simples, esta dá aulas de etiqueta para Rosimere, que quer aprender a ser chique. A novela dá uma reviravolta com o retorno de Herbet, que após uma cirurgia plástica volta ao Brasil com o nome de Cláudio Serra (Raul Cortez). As duas descobrem que foram enganadas e que ele ainda tem uma terceira mulher, Zilda (Nívea Maria), amiga de Rafaela. "Brega & Chique" fez muito sucesso, mas sua abertura, que mostrava um homem nu andando de costas para a câmera, causou polêmica:





10 - QUE REI SOU EU? (1989)


Em reprise no Canal Viva, "Que Rei Sou Eu?" é ambientada no século XVIII no fictício reino de Avilan, governado pela perversa rainha Valentine (Tereza Rachel). O povo miserável do reino sofre muito com a corrupção dos governantes e com os altos impostos. Com a morte do rei Petrus II (Gianfrancesco Guarnieri) os conselheiros reais resolvem entregar a coroa ao mendigo Pichot (Tato Gabus Mendes), graças a uma tramoia do bruxo Ravengar (Antonio Abujamra). Revoltado, Jean Pierre (Edson Celulari), filho bastardo do rei e único herdeiro do trono, lidera um grupo revolucionário para tentar assumir o lugar que lhe pertence por direito. Ele se apaixona por Aline (Giulia Gam), que trabalha no palácio, e se envolve também com a nobre Suzanne (Natália do Vale). "Que Rei Sou Eu?" fez através do fictício reino de Avilan, uma divertida paródia da situação política e econômica do Brasil na época. Vale a pena assistir essa ótima novela. Basta ficar de olho no Canal Viva.


Abertura da novela.


11 - MEU BEM MEU MAL (1990)


Depois do sucesso de "Que Rei Sou Eu?" às sete horas, Cassiano Gabus Mendes voltou ao horário das oito com essa novela que contava a história de Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte), sócio majoritário da empresa Venturini Designers. Ele divide as ações da empresa com Ricardo (José Mayer), fruto da traição de sua mulher. Ricardo é amante de Isadora (Sílvia Pfeifer), viúva do filho de Dom Lázaro. Má e ambiciosa, Isadora planeja assumir a direção da empresa, mas seus planos são atrapalhados quando Valentina (Yoná Magalhães) irmã de Dom Lázaro, assume o cargo. "Meu Bem Meu Mal" foi a última novela da grande atriz Lídia Brondi, que resolveu abandonar a carreira e hoje é psicóloga.


"Meu Bem Meu Mal": abertura.

12 - O MAPA DA MINA (1993)


Última novela de Cassiano Gabus Mendes, que morreu antes do final, mas deixou todos os capítulos já escritos, "O Mapa da Mina" não fez muito sucesso, mas sua história era bem criativa e contava com um grande elenco. Depois de roubar dez milhões de dólares em diamantes junto com sua quadrilha, Ivo Simeoni (Paulo josé) esconde as pedras num lugar inusitado e para não esquecer onde fica o esconderijo, manda tatuar um mapa acima das nádegas de Elisa, a filha da vizinha. Ivo é preso e morre atropelado ao sair da cadeia, oito anos depois. Elisa (Carla Marins), que se tornou uma noviça, passa a ser perseguida por Rodrigo (Cássio Gabus Mendes), filho de Ivo, pelo ladrão Rodolfo (Mauro Mendonça) e pelo policial Raul (Tato Gabus Mendes).


Abertura de "O Mapa da Mina".

Essas são as novelas de Cassiano Gabus Mendes. Recordamos cada uma delas brevemente, mas você pode encontrar mais detalhes sobre essas e outras novelas da Globo no site http://memoriaglobo.globo.com/

Qual das novelas de Cassiano Gabus Mendes é a sua preferida?






segunda-feira, 14 de maio de 2012

ESPECIAL: NOVELAS DA GLOBO QUE FORAM LANÇADAS EM DVD



A Globo vem lançando suas produções  em DVD desde o início dos anos 2000, mas antes eram só minisséries, programas de humor e jornalísticos que chegavam à casa das pessoas. A partir de 2010, a emissora passou a lançar também novelas clássicas de seu arquivo em DVD, talvez para tentar conter a pirataria, que disponibiliza capítulos de novelas na internet para qualquer um baixar.  Apesar de lançadas com muitos cortes e terem um preço meio salgado, as novelas em DVD fazem a alegria dos amantes da teledramaturgia, que ansiavam há muito tempo pela chance de ver ou rever essas grandes novelas. A primeira delas a sair em DVD foi "Roque Santeiro" (1985), que acabou de ser reprisada no Canal Viva. Depois disso outras quatro novelas já foram lançadas e há muitas outras na lista para saírem em DVD também. Hoje o blog faz uma lista das novelas que já estão disponíveis em DVD. Prepare o bolso e compre a sua novela preferida!

1 - ROQUE SANTEIRO (1985) - Essa clássica novela de Dias Gomes e Aguinaldo Silva foi a escolhida para inaugurar a era das novelas da Globo em DVD. Exibida originalmente em 209 capítulos, a versão em DVD de Roque, lançada em 2010 pela Globo Marcas, contém 16 discos com aproximadamente 50 horas de duração com os melhores momentos da novela. Restaurada digitalmente, "Roque Santeiro" apresenta melhor qualidade de som e imagem e as confusões de Sinhozinho Malta (Lima Duarte), Porcina (Regina Duarte) e Roque (José Wilker), estão ainda mais coloridas literalmente, e melhores do que nunca. O DVD traz ainda o final alternativo que não foi ao ar, em que Porcina resolve ir embora com Roque, uma cena muito famosa, inspirada no clássico "Casablanca" (1943). A edição em DVD de "Roque Santeiro" custa em média R$ 249,00, mas depois de dois anos, está esgotada na maioria das lojas e é difícil encontrá-la, mas não é impossível. Tenho certeza que todos vão curtir muito esse grande sucesso, que sempre vale a pena rever. Tô certo ou tô errado? 



Comercial do box de DVDs de "Roque Santeiro".



2 - IRMÃOS CORAGEM (1970) - Primeiro grande sucesso de Janete Clair, a maga das novelas brasileiras, "Irmãos Coragem" é uma mistura de faroeste com futebol que conquistou o público e ajudou a  Globo a conquistar a liderança de audiência, que se mantém até hoje. A audiência da novela foi superior à final da copa do mundo de 1970, um verdadeiro fenômeno, que fez com que os homens admitissem pela primeira vez que assistiam novelas. A edição em DVD traz de volta a história dos irmãos João (Tarcísio Meira), Jerônimo (Cláudio Cavalcanti), e Duda (Cláudio Marzo), os Irmãos Coragem do título. João tem sua vida mudada ao encontrar um diamante, Jerônimo é apaixonado pela Índia Potira (Lúcia Alves) e Duda é um famoso jogador de futebol que decide voltar a sua cidade natal, a fictícia Coroado. Glória Menezes foi um dos destaques ao viver uma mulher com três personalidades. Os 328 capítulos foram reduzidos a 8 DVDs, com os momentos mais emocionantes da novela, que também foi restaurada. O preço médio de "Irmãos Coragem" é de R$ 119,00.

Clipe de "Irmãos Coragem" em DVD.



3 - DANCI'N DAYS (1978) - Primeira novela de Gilberto Braga no horário das oito, "Dancin' Days" foi a terceira novela da Globo a sair em DVD no fim do ano passado. Seus 174 capítulos foram condensados em 12 discos com duração de mais ou menos 38 horas. A novela conta a história de Júlia Matos (Sônia Braga), uma ex-presidiária que após vários anos na cadeia, tenta se aproximar de sua filha Marisa (Gloria Pires) que foi criada por sua irmã, a arrogante Yolanda (Joana Fomm), que tenta impedir as duas de se encontrarem. A novela explorou o ritmo discoteca que estava na moda e foi uma verdadeira febre no Brasil e em vários países. Assistir "Dancin' Days" é trazer de volta a magia dos anos 1970 em um folhetim clássico, com muitas cenas e personagens inesquecíveis, drama, romance e emoção. É a chance de conhecer a estrutura das novelas da época, com poucos personagens e história mais centrada na trama principal, sem muitas tramas paralelas. O preço médio do box de "Dancin' Days" é de R$ 149,00. 


Elenco completo de "Dancin' Days".


4 - O ASTRO (2011) - A segunda versão de "O Astro", um dos maiores sucessos de Janete Clair, reescrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro no ano passado, teve seus 64 capítulos lançados na íntegra em um box com 12 discos, que custa em média R$ 159,00. Vale a pena rever a história de Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi) e outros personagens marcantes como Amanda (Carolina Ferraz), Lili (Alinne Moraes) e a família Hayalla, que mais uma vez garantiu momentos de suspense com a pergunta "Quem matou Salomão Hayalla (Daniel Filho)?" "O Astro" deu início a um novo horário de novelas, o das 23 horas, com uma proposta mais ousada, que conquistou o público e a crítica, que entre os vários elogios, destacou o ritmo alucinante dos capítulos, com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. É uma emoção atrás da outra e mal podemos piscar. Além de podermos rever a novela sem cortes, temos vários extras com bastidores e depoimentos dos atores à nossa disposição. É uma edição super especial para guardar para sempre as emoções de "O Astro".


Clipe do box de DVDs de "O Astro".


5 - ESCRAVA ISAURA (1976) - Uma das novelas brasileiras mais exportadas até hoje, "Escrava Isaura", adaptação de Gilberto Braga para o romance de Bernardo Guimarães, é a mais recente novela a ser lançada em DVD pela Globo Marcas. Com 100 capítulos originais, o box da novela conta com 5 discos, com preço médio de R$ 89,00. A emoção está garantida com a história de Isaura (Lucélia Santos), escrava branca que é perseguida por seu senhor, o cruel Leôncio (Rubens de Falco), considerado o maior vilão da teledramaturgia brasileira. Isaura transformou Lucélia Santos em celebridade no mundo todo. "Escrava Isaura" continua popular até hoje, quase 40 anos depois e é sem dúvidas uma das novelas mais adoradas de todos os tempos. Seu lançamento em DVD é mais do que bem vindo e faz a alegria de qualquer noveleiro.

Clipe do box de DVDs "Escrava Isaura".


6 - TIETA (1989)

Ainda em pré-venda, o box da clássica novela de Aguinaldo Silva baseada no livro de Jorge Amado será lançado dia 26 de junho em 11 discos com quase 39 horas de duração, apresentando os melhores momentos da novela, que é uma das maiores audiências da Globo e uma das novelas mais queridas pelo público. Muitos que gostariam de revê-la na íntegra podem até ficar frustrados com os muitos cortes da novela em DVD, mas sempre vale a pena ver e rever essa inesquecível história, com as atuações marcantes de Betty Faria, Joana Fomm e um grande elenco. Estamos no ano do centenário de nascimento de Jorge Amado e o box de "Tieta" é uma bela homenagem ao escritor e um grande presente para os apreciadores de boas novelas. De acordo com informações da Globo Marcas, o box de DVDs de "Tieta" custará em média R$ 164,90. Reserve logo o seu!



A Globo Marcas pretende continuar lançando suas novelas em DVD. Segundo notícias de vários sites, um dos próximos lançamentos é "Cordel Encantado" (2011). Vamos aguardar!

Já comprou sua novela preferida em DVD? Corra enquanto é tempo e divirta-se!